Hackers atacaram o canal oficial do YouTube da Suprema Corte da Índia na sexta-feira (20) para promover a criptomoeda XRP, a sétima maior em capitalização de mercado.
A Suprema Corte comunicou que, como resultado, o canal do YouTube foi retirado do ar. Canais de notícias indianos relataram os eventos, alegando que o canal estava anunciando uma criptomoeda desenvolvida por “Ripple Labs, com sede nos EUA”.
Capturas de tela do hack que circularam no Twitter (também conhecido como X) mostram o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, ao lado de um anúncio dizendo que “a Ripple atingirá US$ 2 neste mês”.
Em uma outra captura de tela, o canal do YouTube parecia estar mostrando uma “previsão de preço do XRP”.
XRP é uma criptomoeda criada pelos fundadores da Ripple, uma fintech que quer acelerar os pagamentos internacionais. A criptomoeda e a empresa agora operam separadamente.
Mais tarde, na Índia, a Suprema Corte disse que o canal do YouTube estava funcionando novamente, agora com o conteúdo cripto removido.
Apesar de ser o truque favorito dos golpistas há anos, os hacks que promovem golpes com criptomoedas estão se tornando mais comuns.
Alguns desses hackers prometem falsamente aos investidores grandes retornos ao tentar enganá-los para enviar suas moedas digitais para um endereço cripto. Outros visam fazer com que as pessoas comprem uma moeda da qual os hackers normalmente possuem uma parcela significativa, e então eles despejam seus tokens — e normalmente derrubam o preço no processo conforme vão sacando.
Na quarta-feira, hackers miraram em várias contas de alto perfil do Twitter para empurrar um token de meme baseado na rede Solana. As contas da divisão indiana da marca de computadores Lenovo, do diretor de cinema Oliver Stone e do jogador de futebol brasileiro Neymar Jr. foram apenas algumas das comprometidas.
*Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
O post YouTube da Suprema Corte da Índia é hackeado para promover golpe com XRP apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.