A OpenAI teve sua conta do Twitter invadida nesta segunda-feira (23) para promover um golpe com criptomoedas. A empresa é referência no ramo de Inteligência Artificial, oferecendo serviços como ChatGPT, Dall-E e Sora.
O tuíte em questão já foi apagado. No entanto, o site publicado pelos golpistas, uma cópia do verdadeiro, ainda pode ser acessado.
Embora a OpenAI não trabalhe com criptomoedas, seu CEO, Sam Altman, já criou uma criptomoeda, a Worldcoin (WLD). Portanto, isso pode ter levado pessoas a acreditarem no anúncio falso.
OpenAI tem conta do Twitter invadida
Tanto as criptomoedas quanto a inteligência artificial são duas tecnologias inovadoras de nossos tempos. Alguns acreditam que a interseção desses dois setores será o futuro da internet.
Baseando-se nessa premissa e na fama da OpenAI, hackers invadiram a conta da empresa no Twitter para promover uma criptomoeda homônima.
“Estamos felizes em anunciar o $OPENAI: o token que faz a ponte entre a IA e a tecnologia blockchain”, escreveram os golpistas no anúncio. “Todos usuários da OpenAI são elegíveis para reinvindicar uma parte da oferta inicial do $OPENAI.”
“Ter $OPENAI garantirá acesso a todos os nossos futuros programas de teste.”
Embora já contenha avisos de phishing, o site promovido no tuíte continua acessível.
Ele é uma cópia quase idêntica do original. A única diferença são as afirmações sobre o lançamento dessa falsa criptomoeda que contém os mesmos dizeres do tuíte acima.
Além disso, ao clicar em qualquer parte do site, ele tenta se conectar com alguma carteira do usuário, o que poderia levar à perda de fundos, dependendo das permissões concedidas.
A OpenAI não se pronunciou sobre o assunto e não há informações sobre como sua conta do Twitter foi invadida. Ainda este ano, a Microsoft foi vítima do mesmo golpe. No passado, hackers invadiram contas de diversos famosos, incluindo Elon Musk e Jeff Bezos.
Criptomoedas de IA em alta na semana
Apesar do golpe de phishing contra a OpenAI, criptomoedas de inteligência artificial tem sido destaque no mercado. Seguindo o bom momento do Bitcoin, diversos projetos operam em forte alta nesta semana.
Os destaques ficam para o Artificial Superintelligence Alliance (FET), em alta de 29%, e para o Bittensor (TAO), que sobe 78% no mesmo período.
Outra que sobe bem na semana é a Turbo (TURBO). Recentemente listada pela Binance, a memecoin criada com a ajuda do ChatGPT opera em alta de 37,2% nos últimos 7 dias.
Por fim, o mercado pode estar cheio de oportunidades, mas também tem seus riscos. A recomendação é sempre agir com calma e não sair clicando em todo link encontrado nas redes sociais.
Fonte: Twitter da OpenAI é hackeado para promover golpe de criptomoeda
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.