Donald Trump escolheu Howard Lutnick, bilionário de Wall Street e entusiasta do Bitcoin, para o cargo de Secretário de Comércio, segundo o Wall Street Journal.
Com essa decisão, Trump rejeitou a alegada tentativa do investidor de comandar o Departamento do Tesouro, um posto com muito mais influência sobre a economia dos Estados Unidos.
Assumir o Departamento de Comércio certamente não é uma pequena conquista para Lutnick, que atualmente copreside a equipe de transição de Trump. Como chefe do Comércio — caso seja confirmado pelo Senado dos EUA — Lutnick terá diversas responsabilidades, incluindo supervisionar o comércio internacional e tarifas, conduzir o censo e administrar o Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos EUA.
Ainda assim, a influência e o prestígio do cargo de Secretário de Comércio são muito inferiores aos do Secretário do Tesouro — um posto que Lutnick desejava fortemente e pelo qual fez intensa campanha nos últimos dias.
De acordo com relatos, Lutnick queria tanto assumir o controle da economia dos EUA que sua insistência irritou Trump, levando o presidente eleito a considerar outros candidatos para o cargo no Tesouro.
Como Secretário de Comércio, Lutnick terá agora uma influência substancialmente menor sobre políticas relacionadas a criptomoedas do que teria se fosse nomeado para comandar o Tesouro.
Lutnick é um grande defensor do Bitcoin e sua empresa, Cantor Fitzgerald, é custodiante de bilhões de dólares em ativos da gigante de stablecoins Tether.
Como Secretário do Tesouro, ele poderia ter revertido políticas da era Biden que, de stablecoins a ferramentas de privacidade cripto, colocaram o governo dos EUA em oposição a algumas das ofertas mais populares no setor de criptomoedas.
Além disso, ele teria a oportunidade de avançar o plano declarado de Trump de estabelecer uma reserva estratégica federal de Bitcoin.
Leia também: Veja todas as promessas que Trump fez sobre Bitcoin e criptomoedas
Agora, as chances de Trump nomear um Secretário do Tesouro pró-cripto parecem incertas. Scott Bessent, que era um dos favoritos para o cargo na semana passada antes de Lutnick começar a fazer campanha contra ele, já expressou apoio tanto às criptomoedas quanto aos planos de reserva de Bitcoin de Trump.
No entanto, as manobras de Lutnick para assumir o posto do Tesouro podem ter afastado Trump também de Bessent. Relatórios indicam que o presidente eleito está agora prestes a entrevistar dois novos candidatos para o cargo nesta semana: o ex-governador do Federal Reserve Kevin Warsh e o investidor de Wall Street Marc Rowan. Nenhum dos dois possui laços fortes com criptomoedas.
Warsh tem defendido há anos a criação de uma moeda digital de banco central (CBDC) americana, um desenvolvimento que muitos no setor de criptomoedas tentam evitar há anos devido a preocupações com privacidade.
Rowan, por sua vez, expressou ceticismo, ainda em fevereiro, sobre a necessidade de ativos digitais na economia dos EUA.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
O post Trump escolhe defensor do Bitcoin para liderar comércio nos EUA apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.