Com ativos consolidados superiores a $134 bilhões, a certificação do terceiro trimestre da Tether confirma uma posição financeira sólida, apesar de FUD em circulação.
A emissora de stablecoins Tether registrou um lucro recorde de $2,5 bilhões no terceiro trimestre deste ano, elevando o lucro total de nove meses para $7,7 bilhões – uma máxima histórica.
Em 30 de setembro de 2024, a empresa relatou $134,4 bilhões em ativos consolidados e $14,2 bilhões em patrimônio de grupo, conforme sua certificação de Q3 2024 realizada pela firma independente de contabilidade global, BDO.
A capitalização de mercado do USDT alcançou $120 bilhões durante o período, indicando um crescimento de 30% em 2024, refletindo a crescente demanda global pela stablecoin da Tether.
Certificação de Q3 2024
A Tether revelou que suas reservas incluem mais de $105 bilhões em caixa e equivalentes de caixa, com $102,5 bilhões alocados em títulos do Tesouro dos EUA. Essa participação em títulos do Tesouro dos EUA colocaria a Tether entre os 18 maiores detentores globais, se fosse classificada como um país, posicionando-a acima de economias notáveis como a da Alemanha e da Austrália, conforme divulgado pela empresa em seu blog.
Além disso, a Tether expandiu sua reserva de segurança para mais de $6 bilhões. O trimestre também registrou fortes retornos de suas reservas em ouro, contribuindo com aproximadamente $1,1 bilhão em lucros não realizados.
Enquanto isso, a Tether Investments, braço de investimentos da empresa, alcançou $7,7 bilhões em investimentos estratégicos em setores como energia renovável, IA e mineração de Bitcoin. Este braço atualmente possui uma reserva adicional de 7.100 BTC.
Comentando a terceira certificação de 2024 da Tether, o CEO Paolo Ardoino declarou:
“O desempenho da Tether no Q3 2024 demonstra nosso compromisso constante com transparência, liquidez e gestão de riscos responsável. Atingir o marco de $120 bilhões em USDT e relatar $102,5 bilhões em exposição ao Tesouro dos EUA destacam a força financeira incomparável da empresa. Ao aumentar nossa reserva de segurança para mais de $6 bilhões e manter o foco em investimentos estratégicos, a Tether está mais uma vez definindo o padrão de estabilidade no espaço financeiro.”
Acusações de especulação falsa
A divulgação da certificação de hoje ocorre após a apresentação de Ardoino no evento PlanB de Lugano, onde ele detalhou as reservas da Tether em resposta ao relatório do Wall Street Journal da semana passada, que alegava uma investigação criminal nos EUA sobre possíveis violações de sanções e lavagem de dinheiro – acusações que a empresa negou.
Chamando as alegações do Wall Street Journal de “ruído antigo”, o CEO acrescentou que a Tether mantém uma relação cooperativa com as autoridades para combater atividades criminosas. Conforme mencionado em uma declaração de agosto, a emissora da stablecoin ajudou a recuperar mais de $109 milhões em ativos ligados a crimes como fraude e evasão de sanções desde 2014.