A gigante da stablecoin Tether lançou a Hadron, uma plataforma de tokenização para ativos digitais e do mundo real, em meio a um boom na tokenização de instrumentos financeiros em redes descentralizadas.
A Hadron permite que os usuários tokenizem vários ativos, desde ações e títulos até stablecoins e pontos de fidelidade, disse a Tether na quinta-feira (14) em um comunicado.
A plataforma também oferece ferramentas para emitir e gerenciar o ciclo de vida completo de ativos digitais tokenizados, com o objetivo de facilitar o processo de tokenização de ativos para investidores individuais e institucionais, de acordo com a empresa.
A tokenização de ativos do mundo real é o processo de conversão de direitos de propriedade de ativos físicos em tokens digitais em uma blockchain.
Os tokens representam a propriedade fracionária ou total do ativo, permitindo que ele seja comprado, vendido ou negociado com mais facilidade nos mercados digitais e, ao mesmo tempo, proporcionando maior liquidez, transparência e acessibilidade.
“As instituições financeiras tradicionais sempre pressionaram por ecossistemas fechados que são obscuros para os cidadãos”, disse o CEO da Tether, Paolo Ardoino, no comunicado. “Ao aproveitar toda a tecnologia da Tether — que hoje já garantiu US$ 125 bilhões — estamos tornando a tokenização de ativos mais fácil, segura e escalável.”
A Hadron oferece suporte à tokenização de títulos digitais, como ações, títulos e fundos; stablecoins indexados à moeda fiduciária e lastreados por commodities; além de ativos da Alloy by Tethered Assets.
Os Tethered Assets são projetados para rastrear o preço de um ativo de referência “por meio de estratégias de estabilização”, incluindo a sobrecolateralização com “ativos líquidos e pools de liquidez do mercado secundário”, de acordo com o site da Tether.
A empresa também planeja oferecer tokenização para tokens colaterizados por ativos digitais, incluindo produtos garantidos por cestas.
Atualmente atendendo a várias instituições na versão beta, a equipe da plataforma também está em discussões para trabalhar com vários estados-nação em desenvolvimento, disse um representante da Tether ao Decrypt.
A plataforma vinculada ao Tether opera com emissão e queima de ativos e gerenciamento do mercado de capitais, além de cumprir as diretrizes de Know Your Customer (KYC) e anti-lavagem de dinheiro (AML) e outros requisitos regulatórios, disse a empresa em um comunicado.
Mercado de tokenização de RWA
O lançamento da Hadron ocorre em meio a um aumento na tokenização de ativos do mundo real.
O valor total do RWA bloqueado é de US$ 6,591 bilhões, o que representa um aumento de cerca de 12% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da DeFiLlama.
A Hadron é apenas um dos vários players nativos do setor de criptomoedas que estão tentando obter uma fatia do bolo da RWA.
No início de outubro, a Midas lançou dois produtos de investimento tokenizados com base no mTBill e no mBasis, respectivamente.
Enquanto isso, a Elmnts, uma plataforma de investimento tokenizada para fundos apoiados por royalties de direitos minerais, foi lançada na Solana no final daquele mês.
O protocolo DeFi Ondo também começou a aproveitar o fundo de mercado monetário tokenizado BlackRock USD Institutional Digital Liquidity Fund (BUIDL) para seus produtos derivativos no início deste ano.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
O post Tether lança plataforma para tokenização de Ativos do Mundo Real (RWA) apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.