Os jogos “tap-to-earn” (toque para ganhar) são um novo gênero de jogo de criptomoedas que está bombando no aplicativo de mensagens Telegram.
O conceito é simples: Você envia uma mensagem a um bot do Telegram para iniciar o jogo, o jogo é carregado no próprio app e, em seguida, você toca em uma moeda ou ícone no centro da tela para ganhar pontos ou moedas no jogo. Essa é a premissa principal, mas muitos jogos mais recentes estão levando isso para outras direções também.
O Notcoin, um dos primeiros jogos tap-to-earn a alcançar grande popularidade, realizou em maio o maior airdrop de jogos até agora em 2024. Logo em seguida, outro jogo no mesmo estilo, o Hamster Kombat, acumulou mais de 200 milhões de usuários em junho e ganhou as manchetes depois de se tornar tão popular no Irã que funcionários do governo acusaram o jogo de fazer parte de uma “guerra branda” perpetrada pelo Ocidente.
O que são os jogos tap-to-earn?
Os jogos tap-to-earn são versões diferentes do mesmo modelo básico: toque em uma moeda para ganhar pontos.
Apesar de sua natureza extremamente simples, esse modelo de jogo provou ser bastante popular entre a comunidade de criptomoedas e agora parece estar ganhando o tipo de tração convencional com a qual os defensores da blockchain só podiam sonhar anteriormente.
Isso porque há uma expectativa de que os pontos acumulados pelos jogadores no jogo os qualifiquem para um airdrop posterior de criptomoeda. Cerca de 35 milhões de jogadores em todo o mundo jogaram Notcoin antes que o token NOT do jogo fosse lançado para os jogadores na The Open Network (TON). A equipe do Hamster Kombat disse que lançará seu token na rede de forma semelhante.
Leia também: Hamster Kombat: Tudo sobre o airdrop do jogo do Telegram
Jogabilidade “tap-to-earn”
Existem alguns elementos centrais que permanecem os mesmos na maioria dos jogos tap-to-earn. Quase todos eles exigem que o usuário toque em uma moeda ou em um ícone no centro da tela para ganhar pontos. Os jogadores podem tocar na moeda até que a barra de energia se esgote e, nesse momento, terão de esperar que a barra de energia se encha novamente para voltar a tocar e ganhar recompensas.
Todos os jogos tap-to-earn incluem tarefas, boosters e upgrades. As tarefas são coisas que você pode fazer para ganhar uma quantia fixa de pontos ou moedas de uma só vez, como entrar no canal do Telegram da comunidade de um jogo ou segui-lo no X. Muitos jogos estão implementando tarefas de jogos e projetos parceiros também, usando-os como canais de marketing para jogadores que estão ansiosos para ganhar.
Esses jogos normalmente incorporam uma mecânica social que incentiva os usuários a convidar seus amigos. Eles geralmente oferecem bônus quando o jogador atinge marcos como “10 amigos convidados” ou “100 amigos convidados”. Além disso, a maioria deles também dará ao jogador uma porcentagem dos pontos ganhos por suas indicações perpetuamente.
Os boosters são reforços gratuitos que os jogadores podem usar para aumentar seu potencial de ganho. Normalmente, há dois boosters principais: um que enche a barra de energia para que você possa continuar tocando e outro que adiciona um multiplicador aos ganhos de pontos por um curto período de tempo. Muitos jogos oferecem três usos diários gratuitos de cada booster.
Os upgrades diferem um pouco de jogo para jogo, mas a maioria dos jogos tap-to-earn inclui alguma variação dos mesmos upgrades. Geralmente, elas incluem uma atualização que aumenta a quantidade de pontos ou moedas ganhos por toque, uma que aumenta o limite total de energia do jogador e uma que aumenta a taxa de reposição de energia.
Outro recurso comum entre os jogos tap-to-earn é um “Tap-Bot”. O nome varia de acordo com o jogo, mas a mecânica permanece a mesma: você compra o bot com os pontos ou moedas que ganhou, e ele tocará automaticamente para você mesmo quando o aplicativo estiver fechado. Isso permite que você continue ganhando passivamente, de modo que acumule moedas ou pontos gradualmente ao longo do tempo.
Os maiores jogos de tap-to-earn do Telegram
- Notcoin: lançado no início de 2024, o Notcoin deu o pontapé inicial no fenômeno tap-to-earn do Telegram, acumulando 35 milhões de jogadores e, em seguida, lançando o maior token de jogos do ano até o momento com o NOT. O Notcoin está permitindo que os parceiros explorem seu vasto público pagando aos jogadores em NOT para que se envolvam com o conteúdo, e planeja expandir e evoluir para o que um cocriador chamou de “Netflix dos jogos sociais e virais”.
- Hamster Kombat: o Hamster Kombat usa o conceito tap-to-earn do Notcoin e constrói um simulador simples de gestão de uma exchange cripto, mas com hamsters no comando. Você pode gastar suas moedas obtidas em várias atualizações para aumentar seus ganhos passivos, alimentando assim o ciclo de jogar para ganhar. O Hamster Kombat afirma ter acumulado mais de 200 milhões de jogadores e lançará seu token na TON.
Leia também: Hamster Kombat: Como ganhar 5 milhões de moedas grátis no jogo do Telegram
- Yescoin: o jogo em ascensão do Telegram, Yescoin, troca o toque pelo deslize ao mover o dedo ou o ponteiro do mouse pela tela para reivindicar pequenos tokens de pixel. A Yescoin também planeja lançar seu token na The Open Network.
- PixelTap: o PixelTap é um jogo de combate baseado em toques dos criadores do Pixelverse, um universo de jogos cripto com tema cryptopunk em ascensão. Em vez de tocar para ganhar moedas, você tocará para esmagar os combatentes inimigos. O Pixelverse também está sendo lançado na TON.
- TapSwap: com mais de 60 milhões de jogadores até o momento, a TapSwap é o maior clone do Notcoin que vimos até agora, replicando efetivamente o modelo original de tap-to-earn sem nenhuma mudança substancial até o momento. No entanto, isso não intimidou os jogadores, que aparentemente esperam que seu próximo lançamento do token TON proporcione um pagamento tão grande quanto o do Notcoin.
- Catizen: este é outro jogo em ascensão do Telegram que tenta um tipo diferente de modelo de jogabilidade. Aqui, você combina gatos de desenho animado em um tabuleiro de quebra-cabeça semelhante a jogos como Threes e 2049 para atualizá-los, produzindo gatos de nível mais alto — e mais ganhos. O Catizen, assim como os outros jogos acima, planeja lançar um token na TON.
Leia também: Catizen: como ganhar o máximo de moedas no jogo cripto do Telegram
The Open Network: a casa dos tokens tap-to-earn
Outra coisa que muitos jogos tap-to-earn do Telegram têm em comum é que eles estão sendo lançados na The Open Network (TON), uma rede blockchain integrada ao Telegram. Ao serem lançados na TON, os jogos tap-to-earn podem aproveitar a enorme base de usuários do Telegram, com mais de 900 milhões de usuários.
A experiência do usuário é muito mais simples do que na maioria dos jogos ou aplicativos de criptoativos e, como a maioria desses jogos não realiza um airdrop até mais tarde em seu roteiro, os usuários não precisam configurar uma carteira para começar a jogar.
Os jogos tap-to-earn são uma forma extremamente simples e abstrata de integrar os usuários às criptomoedas, com uma experiência de usuário simples e uma proposta fácil para os jogadores. Alguns jogos tap-to-earn migraram de outras redes para a TON a fim de capitalizar a atenção que o gênero está recebendo em sua rede.
Não parece que os jogos do tipo “tap-to-earn” vão desaparecer tão cedo. Enquanto houver um apetite por airdrops, provavelmente haverá demanda por jogos tap-to-earn.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Quer ganhar mais com Ethereum? Abra sua conta no Mercado Bitcoin, a corretora mais segura do Brasil, e comece a fazer staking agora mesmo
O post Tap-to-Earn: Conheça a nova forma de ganhar tokens de graça no Telegram apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.