A Coinbase Research projetou na sexta-feira um terceiro trimestre turbulento para os mercados de criptomoedas em 2024, citando a falta de narrativas fortes e as incertezas econômicas como os principais fatores que contribuem para a volatilidade prevista.
O relatório destaca que o mercado de criptomoedas está lutando com sinais conflitantes, especialmente em relação ao impacto potencial dos fluxos dos ETFs de Ethereum à vista.
“O mercado não pode decidir se os fluxos potenciais de ETFs de ETH à vista serão de alta ou de baixa”, observam os analistas.
A previsão pouco clara para a economia dos EUA aumenta a complexidade do mercado. O relatório sugere que os investidores de varejo podem hesitar em assumir novas posições em ações e criptomoedas se as condições econômicas se deteriorarem.
“Os investidores de varejo provavelmente ficarão relutantes em entrar em novas posições em ações ou criptomoedas se a economia dos EUA entrar em recessão”, alerta a equipe de pesquisa.
O início do terceiro trimestre já foi marcado por desafios, com o relatório observando: “O terceiro trimestre começou com uma nota amarga, com excessos de oferta gerados pela venda indiscriminada de Bitcoin de fontes insensíveis ao preço”.
Especificamente, o Bundeskriminalamt (BKA) do governo alemão tem vendido Bitcoins apreendidos, que, apesar de não serem particularmente grandes em volume, perturbaram os mercados devido à sua natureza indiscriminada.
No entanto, pode haver uma fresta de esperança no horizonte.
“O BKA pode estar quase concluído depois de ter reduzido as suas participações”, afirmou o relatório (na sexta, após a publicação do relatório, o governo concluiu as vendas). “Isso sugere que algumas destas distorções do mercado deverão dissipar-se em breve, na nossa opinião.”
Os analistas também abordam os reembolsos em curso da Mt. Gox, sugerindo que a incerteza em torno destes reembolsos pode ser mais prejudicial para o sentimento do mercado do que a pressão de venda real.
Olhando para o futuro, o relatório apresentou uma visão diferenciada do cenário econômico.
Embora reconheça sinais de desaceleração econômica, a equipa da Coinbase mantém uma perspectiva otimista a longo prazo, afirmando: “Temos a visão oposta de que o aumento da produtividade a partir da aceleração da adoção tecnológica num mundo pós-pandemia (incluindo, mas não limitado a, geração modelos de inteligência artificial) darão início a um novo ciclo econômico plurianual que poderá começar já no 4T24.”
No entanto, o futuro imediato permanece incerto.
“Por enquanto, esperamos que a ação dos preços permaneça instável no 3T24, já que os mercados de criptomoedas ainda carecem de narrativas fortes”, afirma o relatório, sugerindo que os próximos dois meses podem produzir mais volatilidade antes de melhorar potencialmente no final de setembro.
*Traduzido com autorização do Decrypt.
- Quer investir em criptomoedas selecionadas por especialistas de forma 100% automatizada Conheça a Cesta Inteligente! Você escolhe o portfólio que faz sentido para você, o valor que quer investir e o MB faz as negociações.
O post Sinais mistos deixarão Bitcoin “instável” nos próximos meses, diz Coinbase apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.