Cinco carteiras moveram 250 bitcoins na manhã desta sexta-feira (20), totalizando uma soma de R$ 86,4 milhões, maior que o último prêmio pago pela Mega-Sena, de R$ 81,4 milhões.
No entanto, o que chama atenção nessa movimentação não é o valor, mas sim as datas das carteiras. Isso porque quatro delas foram criadas em janeiro de 2009, mesmo mês da criação do Bitcoin, e a quinta em fevereiro daquele ano.
Cada carteira continha 50 bitcoins, que não valiam absolutamente nada na época. As moedas ficaram paradas nesses endereços até serem movidas pela primeira vez em quase 16 anos.
Carteiras antigas de Bitcoin acordam após quase 16 anos
O primeiro bloco do Bitcoin, de número zero, foi minerado no dia 3 de janeiro de 2009 e marcou o início da rede. Na época, a moeda não tinha valor monetário e as pessoas mineravam por hobby com seus próprios computadores caseiros.
Um desses mineradores moveu suas moedas pela primeira vez em quase 16 anos nesta sexta-feira (20).
Segundo exploradores de blocos, os 250 bitcoins são recompensas dos blocos 2.247, 2.401, 2.455, 2.486 e 2.690, minerados entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro de 2009. Ou seja, uns dos primeiros da história.
Como comparação, atualmente a rede está na altura 862.134, com um novo bloco adicionado a cada 10 minutos, em média.
Embora os 250 bitcoins não tenham sido movidos para o mesmo endereço de destino, e sim para cinco diferentes, a similaridade das transações aponta que as moedas pertencem a um mesmo dono.
Por que esses bitcoins foram movidos?
Conforme esses bitcoins pertencem a um dos primeiros entusiastas, é possível que tal investidor minerou muitos outros bitcoins em sua vida e seja muito rico. Somado ao fato de que elas não foram enviadas para uma corretora, é possível eliminar a opção de venda.
Portanto, a melhor hipótese parece ser uma questão de segurança. Isso porque o Bitcoin teve diversas atualizações desde então, como o BIP39 (backup com 12 palavras) e o SegWit (tipo de endereço que recebeu as moedas) e outras.
Uma última opção seria a venda desses bitcoins por um preço maior. Afinal, essa seria uma maneira para um criminoso lavar seu dinheiro, declarando que seu patrimônio sujo veio da mineração de Bitcoin.
De qualquer forma, é difícil acreditar que alguém aceitaria se juntar a esse esquema, principalmente alguém que já deve ter dinheiro sobrando, como destacado na primeira hipótese.
Por fim, outra dúvida é a identidade desse minerador. Isso porque havia poucas pessoas ativas na mineração em janeiro de 2009 e uma delas era Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin.
Fonte: Satoshi Nakamoto? Carteiras criadas no primeiro mês do Bitcoin movem 250 BTC pela primeira vez em quase 16 anos
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.