O lançamento do Runes ajudará o Bitcoin a “fechar a lacuna” entre o Ethereum e a Solana no espaço de ativos digitais fungíveis, disse a empresa de investimentos Franklin Templeton Digital Assets em um novo relatório divulgado na segunda-feira (15).
“Atualmente o mercado de tokens fungíveis para Bitcoin é um tanto pequeno em comparação com o do ETH e do SOL”, segundo a empresa de investimentos. “No entanto, com o lançamento de um padrão mais eficiente de token (Runes), o Bitcoin se posicionou bem para fechar essa lacuna entre a capitalização do mercado de tokens fungíveis versus a das blockchains“.
Com “1,4 trilhão [de ativos sob gestão], a Franklin Templeton está otimista em relação às Runes e, de alguma forma, eu sei que a maioria de vocês vai investir nisso”, disse o porta-voz da Runestone, Leonidas em resposta a uma publicação da empresa no X.
Embora o relatório da Franklin Templeton tenha reconhecido o papel que o padrão BRC-20 desempenhou na proliferação de tokens fungíveis no Bitcoin, a empresa disse que o processo de queima e cunhagem do padrão cria uma quantidade significativa de lixo UTXO, ou Unspent Transaction Output.
O UTXO dilata a rede e aumenta as taxas devido aos fragmentos de Bitcoin que permanecem após uma transação. Os fundos não gastos são eventualmente utilizados em novas transações.
Com o Bitcoin passando pelo halving em 2024, os tokens BRC-20 sofreram uma variação grande nas últimas semanas, com o primeiro Ordi (ORDI) caindo 40% nos últimos sete dias. A desaceleração dos tokens BRC-20 pode estar relacionada às Runes, de acordo com a empresa de inteligência de blockchain, LunarCrush.
“Podem ser pessoas mais otimistas em relação às Runes, o que significa um sentimento menos positivo em relação ao BRC-20 versus um sentimento negativo real”, disse o cofundador e CEO da LunarCrush, Joe Vezzani, ao Decrypt.
Por sua vez, a Franklin Templeton Digital Assets avaliou que o lançamento do protocolo Runes trará muitas melhorias, incluindo a ausência de UTXOs indesejados, a não necessidade de depender de dados fora da rede, a não necessidade de tokens adicionais e a maior privacidade e compatibilidade com a Bitcoin Lightning Network.
As Runes não são o único ativo digital emergente que chamou a atenção da Franklin Templeton. No início deste mês, a empresa saudou os Ordinals como impulsionadores de um “renascimento na atividade BTC”, destacando o NodeMonkes, o Runestone, o Bitcoin Puppets, o Ordinal Maxi Biz e o Bitmap com uma capitalização de mercado combinada de US$ 1,11 bilhão.
“No ano passado, a inovação e o desenvolvimento do Bitcoin tiveram um renascimento na atividade”, disse anteriormente a Franklin Templeton Digital Assets. “O impulso positivo nas inovações é impulsionado principalmente por NFTs de Bitcoin, conhecidos como Ordinals, novos tokens fungíveis, como BRC-20 e Runes, redes de segunda camada de Bitcoin e outras funções DeFi primitivas de Bitcoin.”
Em um relatório à parte, publicado na segunda-feira, a Franklin Templeton apontou que o número total de usuários de criptomoedas vai ultrapassar 1,2 bilhão de pessoas em 2025.
A Franklin Templeton Digital Assets ainda não respondeu ao contato do Decrypt para comentários adicionais.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Descubra os impactos e oportunidades do Halving 2024 com o MB. Baixe agora nosso relatório exclusivo e esteja um passo à frente no mercado cripto!
O post Runes vai ajudar o Bitcoin a competir com Ethereum e Solana, diz Franklin Templeton apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.