A testnet Ink estará disponível para desenvolvedores antes do final do ano, e a Kraken não lançará seu próprio token juntamente com a mainnet da rede em 2025.
Após mais de uma década operando como uma das maiores plataformas de negociação de ativos digitais, a exchange de criptomoedas Kraken, com sede nos Estados Unidos, decidiu lançar sua própria blockchain. Um relatório da Bloomberg revelou que a rede da Kraken provavelmente entrará em funcionamento no início de 2025.
A nova blockchain, apelidada de Ink, seria projetada principalmente para aplicativos descentralizados, permitindo que os usuários negociem, emprestem e peguem empréstimos de criptomoedas sem intermediários.
Kraken lançará blockchain L2
A Ink será uma rede de camada 2 (L2) construída na Optimism Superchain, que alimenta um ecossistema de blockchains construídas em uma base de código padrão comum que compartilha segurança, governança e valores do Ethereum. A Kraken disse que a cadeia L2 removeria o atrito entre os mundos centralizado e descentralizado no ecossistema cripto, permitindo que os usuários se envolvam facilmente com aplicativos de finanças descentralizadas (DeFi).
Em uma entrevista com a Bloomberg, o fundador da Ink, Andrew Koller, disse que uma testnet para a rede seria lançada ainda este ano, permitindo que os desenvolvedores experimentassem aplicativos para a blockchain. A Kraken e a equipe da Ink pretendem abrir a rede para usuários varejistas e institucionais no primeiro trimestre de 2025. Já existem planos para eventos de desenvolvedores voltados para desenvolver a rede para os meses restantes do ano.
É importante ressaltar que a Kraken não emitirá seu próprio token juntamente com a nova blockchain.
Kraken se junta a Binance e Coinbase
Com a estreia da Ink nos próximos meses, várias exchanges descentralizadas (DEXs) e agregadores estarão disponíveis na rede. A Kraken acredita que ativos reais e aplicativos avançados de empréstimo eventualmente serão lançados na Ink. A exchange de criptomoedas está procurando simplificar a experiência DeFi para os usuários, tornando-a mais econômica e intuitiva.
Vale mencionar que a exchange planeja ser a sequenciadora da Ink nas primeiras etapas da cadeia, organizando e gerenciando transações na rede. Essa função seria gradualmente descentralizada e compartilhada entre vários participantes da rede.
O último desenvolvimento adicionou a Kraken a uma lista crescente de exchanges de criptomoedas lançando suas próprias blockchains como parte dos esforços para aumentar a receita e o engajamento dos usuários. A Coinbase se juntou à onda em agosto de 2023, e sua cadeia, Base, teve um desempenho muito bom desde seu lançamento. A BNB Chain da Binance é de longa data e permanece uma das principais redes.
Enquanto isso, a Kraken tem expandido para outros setores da indústria cripto. A exchange recentemente revelou seu Wrapped Bitcoin, kBTC, que será lançado nas cadeias Ethereum e OP Mainnet.