Stacks, uma rede de escalonamento de camada 2 do Bitcoin, sofreu uma interrupção significativa na sexta-feira (14), quando a produção de blocos parou por quase nove horas.
O incidente, atribuído a uma reorganização do Bitcoin (reorg) e ao “comportamento inesperado do minerador”, enviou ondas de choque através do ecossistema Stacks e desencadeou uma queda de até 16% no preço do token STX nas últimas 24 horas.
Stacks foi construído para permitir funcionalidades como contratos inteligentes para alimentar aplicativos descentralizados (dApp ) e NFTs na rede Bitcoin, uma vez que o blockchain em si não foi projetado para tais recursos que floresceram em redes rivais ao longo dos anos.
A rede foi projetada para aproveitar a segurança e a imutabilidade do Bitcoin, fornecendo uma plataforma segura para os desenvolvedores criarem aplicativos blockchain escaláveis enquanto ainda estão enraizados no Bitcoin.
O problema começou ontem pela manhã, quando a rede Stacks encontrou um atraso na produção de blocos. A conta da Stacks no X, StacksStatus, canal oficial para atualizações da rede, atribuiu o problema a uma combinação de fatores.
“Estamos enfrentando um atraso na produção de blocos Stacks devido ao comportamento inesperado de mineração combinado com uma reorganização do Bitcoin”, afirmou o tweet. “Os principais desenvolvedores do ecossistema estão investigando o problema e trabalhando para resolvê-lo o mais rápido possível.”
A blockchain do Bitcoin ocasionalmente passa por reorganizações, onde blocos previamente confirmados são invalidados. Embora incomuns, esses eventos podem interromper aplicativos e escalar redes construídas sobre Bitcoin, como a Stacks.
Nesse caso, os apoiadores da rede Stacks dizem que a reorganização do Bitcoin é parte do motivo pelo qual a rede ficou fora do ar por cerca de nove horas. Os desenvolvedores também continuam monitorando a atividade dos mineradores para evitar interrupções semelhantes no futuro.
“Comportamento inesperado dos mineradores” pode se referir a mineradores que não atualizam seu software ou não se coordenam de forma eficaz em resposta a uma reorganização do Bitcoin, causando atrasos na produção de blocos e implicando em problemas técnicos ou operacionais entre os mineradores.
A paralisação da produção impactou a negociação do token STX. O preço do token despencou 12% — no dia de ontem e um pouco mais neste sábado, para um preço atual de US$ 1,90, segundo dados no Coingecko, refletindo a preocupação dos investidores com a estabilidade da rede.
Embora a interrupção destaque as vulnerabilidades potenciais das redes blockchain construídas sobre o Bitcoin, a equipe Stacks afirma estar comprometida em melhorar a resiliência da rede.
Próxima atualização da Stacks
O cocriador do Stacks, Muneeb Ali, apontou que a próxima atualização do Nakamoto, que se concentra em um novo mecanismo de consenso, foi projetada para eliminar a possibilidade de forks e mitigar o impacto das reorganizações do Bitcoin.
Esperava -se que a atualização Nakamoto fosse lançada no final da primavera, mas foi adiada no último minuto devido a possíveis problemas que foram considerados graves demais para serem resolvidos em uma atualização posterior. Agora está previsto para ser lançado em agosto.
O Decrypt entrou em contato com Ali para comentar, mas não recebeu uma resposta imediata.
*Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
- Quer ter a chance de ganhar 1 ethereum (ETH)? Abra sua conta grátis no Mercado Bitcoin e comece a negociar o quanto antes
O post Rede de segunda camada do Bitcoin, Stacks fica parada por 9 horas — o que aconteceu? apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.