Em conversa com a Bloomberg, publicada nesta quarta-feira (6), Gary Gensler foi questionado sobre seu ponto de vista em relação ao Ethereum, se a criptomoeda é uma commodity ou uma security. No entanto, o presidente da SEC negou uma resposta.
Ainda em 2022, Gensler afirmou que o Ethereum era uma security, ou seja, um valor mobiliário. Já Rostin Behnam, presidente da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC), afirmou que o ETH era uma commodity, assim como o Bitcoin.
A discordância entre as duas maiores agências reguladoras americanas provocou um certo desconforto no mercado. Afinal, isso poderia trazer problemas futuros para investidores de Ethereum.
Mesmo com essa queda de braço entre SEC e CFTC, gestoras como BlackRock e Fidelity protocolaram pedidos para a criação de um ETF de Ethereum no final de 2023. Na última terça-feira (5), a SEC adiou sua decisão novamente sobre alguns desses pedidos, mas o prazo final está se aproximando.
Gary Gensler diz que não pode falar sobre Ethereum
Conforme o Ethereum é a segunda maior criptomoeda por valor de mercado, muitos acreditam que a SEC também aprovará seus pedidos de ETF.
No entanto, diferente do Bitcoin, o ETH não possui uma definição simples, já que possui uma equipe por trás (a Ethereum Foundation), realizou uma ICO (oferta inicial de moedas) e outros pontos. Questionado sobre esse problema, Gary Gensler, presidente da SEC, manteve-se em silêncio dessa vez.
“Você está encarando um prazo final no mês de maio sobre um ETF à vista de Ethereum”, comentou Kailey Leinz, jornalista da Bloomberg, citando o sucesso dos ETFs de Bitcoin. “Preciso perguntar isso […] Ethereum é um valor mobiliário ou uma commodity?”
“Bem, Kailey, novamente, qualquer criptomoeda é sobre fatos e circunstâncias sobre se o público investidor está antecipando um lucro com base nos esforços de outros”, respondeu Gensler, citando o Teste de Howey. “Mas temos pedidos em nossas mesas. Não vou comentar.”
Com os sem os comentários de Gensler, em breve investidores terão uma resposta.
Segundo dados agregados por James Seyffart, analista da Bloomberg especializado em ETFs, os prazos-finais para os pedidos da VanEck, Ark Invest/21 Shares, Hashdex e Grayscale estão marcados para maio. Portanto, espera-se que a SEC aprove todos, como fez com os ETFs de Bitcoin, ou rejeite todos, ao mesmo tempo.
Enquanto o Ethereum pode disparar com a entada de dinheiro vinda desses novos ETFs, vale notar que clientes da Grayscale possuem uma grande porção de ETH presos há anos e isso pode causar uma forte pressão vendedora no início das negociações, caso aprovados.
Presidente da SEC fez comentários sobre o Bitcoin
Conforme os ETFs de Bitcoin já foram aprovados, Gary Gensler teve menos dificuldade em falar sobre a maior criptomoeda do mercado e conseguiu ser mais franco. Apesar do sucesso dos ETFs, o presidente da SEC mantém sua opinião de que essa é uma classe de ativos especulativa e funciona como uma montanha-russa.
“Esta é uma classe de ativos altamente especulativa. Basta olhar para a volatilidade do Bitcoin nos últimos dias.”
“E olha, eu cresci amando montanhas-russas. Talvez na minha idade adulta eu não ande tanto nelas”, continuou Gensler sobre as subidas e descidas do Bitcoin e outras criptomoedas. “Mas você realmente deve estar consciente, como público investidor, de que esta é uma espécie de montanha-russa, são ativos voláteis.”
Finalizando, questionou o “quão firme é a base” desses projetos, notando que existem cerca de 20.000 criptomoedas no mercado e algumas delas podem ser consideradas valores mobiliários.
Portanto, caso a SEC aprove um ETF de Ethereum, é possível que isso abra portas para pedidos de ETF de outros projetos, como Solana (SOL), Ripple (XRP), Cardano (ADA), Dogecoin (DOGE) e tantos outros. Para Larry Fink, CEO da BlackRock, o ETF de Bitcoin é apenas o primeiro dessa revolução financeira.
A conversa de Gary Genslers à Bloomberg está disponível abaixo, já no tempo exato onde ele é questionado sobre o mercado de criptomoedas.
Fonte: Presidente da SEC fala sobre ETFs de Ethereum e chama Bitcoin de montanha-russa
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.