A Polícia Civil do Paraná (PCPR) indiciou um homem de 29 anos acusado de aplicar golpes envolvendo promessas de rendimentos em criptomoedas. O inquérito foi concluído pelo setor operacional da 13ª Subdivisão Policial (SDP) de Ponta Grossa na segunda-feira (30). De acordo com as investigações, o suspeito teria causado um prejuízo de aproximadamente R$ 400 mil a, pelo menos, dois investidores.
O homem captava grande quantidade de dinheiro de clientes, sob a promessa de retornos financeiros de até 8% ao mês em investimentos que ele dizia se tratar de criptomoedas. Para dar uma falsa sensação de que o negócio era legítimo, o homem realizava depósitos nas contas dos clientes. No entanto, os repasses foram parados e as vítimas perceberam que caíram em um golpe.
“Esse retorno foge dos parâmetros ordinários aplicados no mercado financeiro, valor muito superior que pode-se efetivamente prometer, e justamente por essa promessa as pessoas iam até o suposto escritório desse investigado e confiavam a ele quantidades expressivas de dinheiro”, comentou em um vídeo o delegado Matheus Laiola.
Estelionato com criptomoedas
O investigado alegou que as criptomoedas que ele havia investido “haviam falido”, mas para o delegado isso pode não ser verdade e ele pode até mesmo ter gastado o dinheiro dos investidores em benefício próprio, já que não havia prestação de contas nem transparência de onde os fundos eram aportados.
O homem foi indiciado pela prática de estelionato em concurso material, e em caso de condenação a pena máxima pode chegar a dez anos de reclusão.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
O post Polícia indicia golpista que perdeu R$ 400 mil de vítimas com “criptomoedas que faliram” apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.