A Polícia Federal prendeu de forma preventiva um hacker acusado de promover o maior vazamento de dados do Brasil, tendo exposto informações de 223 milhões de brasileiros. Segundo as autoridades, o acusado vendia as informações na internet por meio de criptomoedas.
Foragido desde novembro de 2023, Marcos Roberto Correia da Silva (conhecido pelo apelidado Vandathegod), de 24 anos, foi preso em Feira de Santana (BA), noticiou a CNN. Ele agora está preso em uma unidade de Salvador, capital do estado.
O suspeito já havia sido detido, em 2021, em uma operação batizada de Deepwater, que justamente investigava o vazamento de dados na internet. Na ocasião, fugiu após romper a tornozeleira eletrônica que usava em prisão domiciliar.
A investigação da Polícia Federal descobriu que o hacker usava fóruns na internet para oferecer dados de cidadãos brasileiros como CPF, CNPJ, nome completo, endereço e até foto do rosto das pessoas. Essas informações eram cobradas e o suspeito aceitava criptomoedas como meio de pagamento.
Além disso, Vandathegod é suspeito de ter invadido os sites do Ministério Público de Minas Gerais, do Tribunal de Justiça de Goiás e do Exército Brasileiro. Esses casos foram investigados em 2019 na Operação Defaced, liderada pela Polícia Civil de Minas Gerais.
- Descubra os impactos e oportunidades do Halving 2024 com o MB. Baixe agora nosso relatório exclusivo e esteja um passo à frente no mercado cripto!
O post PF prende hacker que vendia dados de 223 milhões de brasileiros por criptomoedas apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.