Um novo relatório apresentado pela Binance, produzido pelo pesquisador macro Joshua Wong, indica um alto risco na negociação das chamadas memecoins. O estudo chegou ao mercado nesta segunda-feira (4).
Criadas sob várias narrativas e especulações, as memecoins se tornaram populares entre investidores de criptomoedas. Principalmente após 2021, após o pico deste mercado, o ano de 2024 se tornou o segundo mais movimentado neste espaço, segundo a nova pesquisa.
Contudo, Wong declarou que 97% das memecoins criadas em 2023 não duraram nem um ano e já são dadas como mortas no mercado. Ou seja, ainda que muitas notícias apontem “altas valorizações em curto prazo”, muitos perdem dinheiro ao apostar em projetos nada sérios.
Pesquisador macro da Binance alerta que memecoins não duram, apesar da Dogecoin e Shiba Inu
O novo relatório da Binance aberto ao público nesta segunda aponta uma nova classe de ativos digitais de alta especulação em plena ascensão: as memecoins.
Em sua análise, Wong diz que à medida que a oferta global de dinheiro se expande, investimentos de alto risco e alta recompensa como as memecoins estão chamando a atenção como potenciais veículos para capital excedente.
Seguindo, o pesquisador macro aponta que embora alguns memecoins tenham demonstrado longevidade, como Dogecoin e Shiba Inu, por exemplo, 97% enfrentaram quedas significativas no volume de negociação, o que reflete grande volatilidade.
Além disso, alguns players do mercado também exploram traders de varejo por meio de esquemas de pump-and-dump e usam memecoins para criar liquidez de saída.
O relatório também indica que o ano de 2024 é o segundo com maior atividade em memecoins, após o pico de 2021.
Em um dos pontos mais alarmantes do relatório, o pesquisador aponta que 75% das memecoins surgiram entre 2023 e 2024, mostrando o alto impacto do período neste ecossistema.
“Foco tecnológico limitado”
O relatório da Binance ainda aponta que as memecoins não contribuem muito para a tecnologia das criptomoedas, visto que possuem apenas a função de especulação e uma suposta diversão. Com isso, gasta recursos das blockchains e tempo que poderiam ser melhores utilizados na criação de um ecossistema sólido.
Além disso, aponta que há uma saturação do mercado com tokens semelhantes, que sublinha a necessidade de diferenciação e valor sustentável. Com isso, Wong aponta que só memecoins que conseguirem apresentar alguma diferença significativa conseguirão durar.
Por fim, o pesquisador pede que os desenvolvedores de projetos sólidos não se desanimem com a ascensão das memecoins, que podem oferecer alguns insights. “No curto prazo, equipes dedicadas ao desenvolvimento de produtos de software com casos de uso tangíveis, orientados para negócios, não devem ser desencorajadas pela atividade predominante de memecoin“, diz o pesquisador da Binance. “Insights valiosos podem ser obtidos do fenômeno memecoin, particularmente nas áreas de construção de comunidade e lançamentos justos de tokens“, finaliza.
Fonte: Pesquisador macro da Binance faz alerta sobre memecoins e seus riscos
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.