A SBM Intelligence salientou à Nigéria que a detenção de funcionários de empresas estrangeiras pode tornar difícil para o país atrair investidores.
A SBM Intelligence, uma empresa de consultoria de risco centrada na África, alertou que as alegações de suborno do CEO da Binance, Richard Teng, contra funcionários do governo nigeriano poderiam impedir os esforços de investimento estrangeiro no país.
Na sua avaliação dos acontecimentos recentes e das suas implicações econômicas, que foi compartilhada com publicações da mídia, a SBM Intelligence observou que as circunstâncias em torno da detenção de funcionários da Binance na Nigéria enviam uma mensagem desanimadora aos investidores estrangeiros, potencialmente minando a confiança no cenário de investimentos do país.
Na terça-feira, 7 de maio, a Cointelegraph relatou que Teng alegou que algumas pessoas desconhecidas buscaram um suborno de criptomoeda de seus executivos, Tigran Gambaryan e Nadeem Anjarwalla, antes de sua detenção em 28 de fevereiro de 2024.
Apesar da negação do governo nigeriano, a SBM Intelligence enfatiza a importância de uma investigação completa para descobrir a verdade e responsabilizar quaisquer funcionários culpados. A empresa de consultoria disse:
Quando os funcionários do governo são vistos como corruptos ou dispostos a se envolver em comportamento antiético, isso pode impedir o investimento estrangeiro, minar o estado de direito e dificultar os esforços para combater a pobreza e a desigualdade.
O governo da Nigéria tem-se oposto fortemente à criptomoeda, o que contradiz a sua crescente popularidade e aceitação entre os cidadãos. Isso destaca uma lacuna entre as visões do governo e a opinião pública.
A SBM Intelligence sugere que os cidadãos individuais são atraídos pelas criptomoedas devido às possibilidades de investimento e transação que oferecem. No entanto, o governo e as suas agências vêem as criptomoedas de forma negativa porque diminuem o seu controlo sobre as transacções financeiras e a economia.
A empresa salientou que já se passaram mais de dois meses desde que o governo nigeriano deteve dois executivos da Binance, tendo um deles conseguido escapar. A SBM Intelligence também observou que o presidente Bola Tinubu viajou para diferentes países para atrair investidores.
No entanto, enfatizou que a detenção de funcionários de empresas estrangeiras pode tornar difícil para o país atrair investidores. A SBM acrescentou:
Não importa as alegações contra a Binance, é essencial lembrar que a história de uma empresa estrangeira servirá como um conto de advertência para outras. Se a Nigéria for rotulada como um país onde os funcionários da empresa podem ser solicitados a subornar e depois detidos indefinidamente, convencer os investidores a investir se tornará um desafio excessivo.
A empresa de consultoria mencionou ainda que a narrativa em curso em torno da detenção dos executivos da Binance reflecte mal o governo nigeriano. Salientou que a resolução do problema de forma rápida, justa e diplomática beneficiaria a administração Tinubu.
Traduzido de: Cointelegraph.