O governo da Nigéria afirma ter localizado Nadeem Anjarwalla, diretor da Binance na África que fugiu do país após sair para rezar. Segundo informações compartilhadas pela mídia local, o executivo está no Quênia, seu país natal.
A história começou quando dois executivos da corretora viajaram para a Nigéria para conversar com o governo. No entanto, a situação escalou quando eles tiveram seus passaportes confiscados enquanto a Nigéria demandava R$ 50 bilhões da Binance.
Enquanto Anjarwalla conseguiu fugir, Tigran Gambaryan, head de compliance da Binance, está sendo julgado por crimes como lavagem de dinheiro e evasão fiscal. A Binance chegou a publicar uma carta aberta, explicando que Gambaryan não tem nenhum poder de decisão na empresa, mas o executivo foi transferido para uma cela subterrânea mesmo assim.
Nigéria busca extradição de executivo da Binance que fugiu no mês passado
Desde a fuga de Nadeem Anjarwalla, o governo nigeriano afirma estar trabalhando com a Interpol para prendê-lo novamente. Segundo as informações mais atualizadas, o executivo estaria no Quênia, seu país natal.
“Nós sabemos onde ele está. Ele está no Quênia e estamos trabalhando com as autoridades para trazê-lo de volta à Nigéria”, comentou uma fonte anônima ligada ao presidente da Nigéria para o jornal Daily Post.
Após o início da polêmica, a Binance chegou a remover todos os serviços oferecidos em naira nigeriana, moeda local, mas nem isso acalmou as autoridades.
Em menções passadas, Bayo Onanuga, conselheiro do presidente nigeriano Bola Tinubu, culpou investidores de criptomoedas pela desvalorização da naira. Além da Binance, outras corretoras foram banidas do país, incluindo a americana Coinbase.
Moeda da Nigéria em declínio
A naira nigeriana perdeu 64% de seu valor frente ao dólar americano nos últimos 12 meses. Embora autoridades locais culpem as criptomoedas por isso, a crise da moeda local existe antes mesmo da criação do Bitcoin.
Em outras palavras, o governo está tentando achar um culpado por suas próprias ações. Já seus cidadãos estão fazendo o caminho mais óbvio e sensato: buscando proteção através do Bitcoin ou então de stablecoins ligadas ao dólar.
Sendo assim, esse é mais um caso extremamente otimista para o Bitcoin. Isso porque a Nigéria possui uma população de 224 milhões de pessoas, sendo maior que o Brasil, e isso pode gerar ainda mais demanda pela criptomoeda enquanto a naira parece ter o mesmo destino de tantas outras moedas fiduciárias.
Fonte: Nigéria diz ter encontrado diretor da Binance que fugiu da prisão
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.