O mercado está no vermelho desde o fechamento da última sexta-feira. O Bitcoin (BTC) recua nesta segunda-feira (17) 1%, sendo cotado a US$ 65.898, enquanto que o Ethereum (ETH) recua 1,1%, negociado a US$ 3.522, conforme dados da Coingecko. Nos dados on-chain, houve um aumento de 13.000 unidades de BTC na mão dos investidores de longo prazo (LTH).
Esse cenário ocorre em um contexto em que as exchanges centralizadas de criptomoedas estão enfrentando uma saída massiva de Bitcoin e Ethereum nos últimos meses. De acordo com dados recentes da plataforma de análise on-chain CryptoQuant, entre 1º de abril e 1º de junho de 2024, a Coinbase registrou uma saída de mais de 40 mil BTC.
O restante do mercado segue todo no vermelho: BNB (-1,4%), Solana (-1,1%), Lido Staked Ether (-1%), XRP (-1,6%), Toncoin (-3%), Cardano (-2,4%), Shiba Inu (-3,6%), Avalache (-4,5%).
Equipe de Biden participará de mesa redonda sobre Bitcoin
Em uma surpreendente reviravolta nos acontecimentos, autoridades do governo do presidente dos EUA, Joe Biden, devem participar de uma mesa redonda sobre Bitcoin em Washington, D.C., no início de julho, de acordo com um furo de reportagem da Bitcoin Magazine.
A mesa redonda está sendo liderada pelo deputado Ro Khanna (D-CA) e contará com a presença de funcionários do governo Biden, legisladores da Câmara e do Senado e do bilionário Mark Cuban, de acordo com documentos compartilhados com a Bitcoin Magazine.
O deputado Khanna e Cuban foram os únicos indivíduos cujas identidades foram confirmadas pela reportagem.
O objetivo da mesa redonda é apoiar inovações no Bitcoin e no ecossistema mais amplo de criptomoedas no país.
Vale destacar que o deputado Khanna é um político favorável às criptomoedas que apoiou a Lei de Inovação Financeira e Tecnologia para o Século 21, mais conhecida como FIT21.
Na semana passada, Cuban se dirigiu aos participantes do Coinbase’s State of Crypto, onde disse que o atual chefe da Comissão de Valores Mobiliários (SEC), Gary Gensler, poderia prejudicar o presidente em exercício em seu cargo devido à postura anticripto de Gensler.
O Decrypt entrou em contato com o escritório do deputado Khanna, mas não obteve resposta imediata.
Esse desdobramento é uma surpresa positiva para os participantes do mercado, já que o atual governo Biden se tornou famoso por sua postura anticripto.
No dia 1º de junho, o presidente Biden vetou o projeto de lei do Staff Accounting Bulletin (SAB) 121, que recebeu apoio bipartidário da Câmara. O presidente em exercício observou que o projeto de lei prejudica a autoridade da SEC e causaria danos aos investidores e consumidores. O projeto de lei teria concedido às instituições financeiras a capacidade de custodiar o Bitcoin juntamente com outras criptomoedas.
É interessante notar que essa aparente mudança de opinião do atual governo Biden ocorre meses antes das próximas eleições presidenciais dos EUA e dias depois que o ex-presidente dos EUA e presumível candidato republicano Donald Trump anunciou seu apoio inabalável ao Bitcoin e à mineração de Bitcoin.
As criptomoedas podem desempenhar um papel importante nas próximas eleições presidenciais dos EUA, já que os dois candidatos estão empatados, de acordo com as pesquisas. Assim, um candidato favorável às criptomoedas poderia ter uma vantagem sobre um candidato contrário a elas.
Para obter apoio entre o público favorável aos criptoativos, Trump prometeu que nunca permitiria a criação de uma moeda digital do Banco Central (CBDC) se fosse reeleito. E no início deste mês, o presumível candidato republicano apelidou a si mesmo de “presidente cripto” durante um evento de arrecadação de fundos.
Em maio, o ex-presidente dos EUA anunciou que sua campanha agora aceitará criptomoedas como doações.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Quer ter a chance de ganhar 1 ethereum (ETH)? Abra sua conta grátis no Mercado Bitcoin e comece a negociar o quanto antes
O post Manhã Cripto: Bitcoin e todo mercado continuam em queda, enquanto Biden de aproxima do setor apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.