Há muita especulação em torno da próxima atualização do Ethereum, incluindo a de uma nova criptomoeda que pode surgir com a possível bifurcação da rede. Entenda quais são as formas de ganhar dinheiro com isso e quais os riscos envolvidos.
Como o Cointimes já cobriu anteriormente, o Ethereum passará em 19 de setembro pela sua maior atualização desde o EIP 1559, o “The Merge“, que anteriormente era conhecido como Ethereum 2.0. Um dos principais objetivos dessa atualização é a mudança do modelo de consenso de proof-of-work para proof-of-stake.
Porém, falando em consenso, debates estão rolando na comunidade por conta de uma discordância em relação ao futuro do Ethereum. Alguns usuários, em especial os mineradores, desaprovam o proof-of-stake e mostraram apoio a uma nova criptomoeda, o ETH POW (ou ETHW), “um Ethereum” que se manterá com mineração proof-of-work.
A ideia teve apoio de importantes investidores da indústria como Chandler Guo e Justin Sun. A comunidade também já começou a preparar o terreno para a possível criação da nova criptomoeda, incluindo uma conta no Twitter e um novo design para o logotipo:
Devo escolher entre o ETH Proof-of-Work e o ETH Proof-of-Stake?
Atualmente, algumas exchanges de criptomoedas como a Poloniex, BitMEX, MEXC e Gate.io já mostraram algum tipo de apoio ao fork com a listagem de alguma forma de especulação entre os tokens. Porém, essa é a forma mais arriscada de tentar ganhar dinheiro com o possível novo ativo.
Primeiro porque o ETHW ainda nem existe, e alguns proeminentes desenvolvedores da área, como o co-fundador do Ethereum Vitalik Buterin, já comentaram sobre a possibilidade de fracasso do projeto. Além disso, outras exchanges, como a OKX, sinalizaram apoio somente ao ETH padrão, e incluirão o ETH POW apenas se houver “demanda suficiente”.
Em segundo lugar, e mais importante, o apoio das stablecoins se mantém com a principal equipe de desenvolvimento do Ethereum, que seguirá a blockchain proof-of-stake. O valor de mercado somado das principais stablecoins do ecossistema somam mais de US $75 bilhões, que só pode ficar em um lado da cadeia (afinal os dólares não podem ser multiplicados).
Isso significa que possivelmente o maior poder de decisão (sobre qual Ethereum terá mais sucesso) está na mão de empresas como Circle e Tether, emissoras de stablecoins, o maior poder econômico da plataforma de aplicativos e soluções descentralizadas.
Mas você não precisa escolher entre o ETHW e o Ethereum. Afinal, a forma mais fácil de adquirir o ETHW é comprando ETH e segurando, pois a nova altcoin será uma bifurcação da rede, duplicando essas moedas em duas versões diferentes após o The Merge, similarmente como foi a criação do Bitcoin Cash (BCH) em 2017.
Colocando em outras palavras, apostar no Ethereum hoje é apostar em duas criptomoedas ao mesmo tempo. No futuro, você poderá até vender o ETHW por mais ETH, como fizeram vários bitcoiners que não acreditavam no futuro de longo prazo do BCH, o que financeiramente se provou uma decisão acertada, já que o BTC subiu muito mais que o BCH desde então.
Uma outra possibilidade, especialmente para os mais céticos em relação ao modelo de consenso proof-of-stake, é investir no Ethereum Classic (ETC). Essa é a primeira bifurcação da rede Ethereum que teve sucesso e vive até hoje, apesar de ter passado por problemas, incluindo ataques de 51%.
A gigante de mineração AntPool é uma empresa que está tomando esse caminho, não só adotando o ETC como forma de pagamento para seus equipamentos de mineração, mas investindo US $10 milhões na construção de um ecossistema ao redor dessa criptomoeda.
Se o poder computacional do Ethereum for direcionado para o Ethereum Classic, isso significará uma segurança de rede maior e possivelmente o aumento de confiança relacionado a todo o ecossistema de aplicações dentro do ecossistema legado do Ethereum. E, se algo der errado com o fork do Ethereum, que sempre existe essa possibilidade apesar de inúmeros testes, o ETC pode crescer ainda mais.
É inegável que a próxima atualização da rede Ethereum está dando o que falar, e não só isso, mas o preço está sendo significativamente afetado, com ETH subindo 38% nos últimos 30 dias e o ETC em alta de 131% no mesmo período. Mas qual a sua opinião em relação ao próximo hard fork e a possibilidade de um “novo Ethereum”? Entre na comunidade da Foxbit no Discord para estar dentro das nossas conversas sobre criptomoedas.
Leia também: Entenda o “Halving Triplo” do Ethereum que deve ocorrer pós-Merge
O conteúdo Maneiras de ganhar dinheiro com o possível fork do Ethereum apareceu primeiro em Cointimes.