A vice-presidente dos EUA Kamala Harris disse na quarta-feira (25), durante um discurso no The Economic Club of Pittsburgh, que blockchain, IA e outras tecnologias emergentes serão uma parte fundamental de seu governo se for eleita presidente em novembro.
“Investiremos em biofabricação e no setor aeroespacial, continuaremos dominando a IA e a computação quântica, blockchain e outras tecnologias emergentes, [e] expandiremos nossa liderança em inovação e fabricação de energia limpa”, disse ela, ”para que a próxima geração de avanços — de baterias avançadas a energia geotérmica e nuclear avançada — não seja apenas inventada, mas construída aqui nos Estados Unidos por trabalhadores norte-americanos”.
Esse é o segundo caso conhecido em que Harris comentou publicamente sobre blockchain ou criptomoedas durante sua carreira política. No último final de semana, ela cortejou doadores em um evento de arrecadação de fundos mencionando planos para incentivar tecnologias, incluindo “ativos digitais”.
Durante o discurso de quarta-feira, Harris também enfatizou a importância de “liderar o mundo nos setores do futuro e garantir que os Estados Unidos, e não a China, vençam a competição do século XXI”.
Apesar de consistir em uma única palavra, a abertura de Harris para o setor cripto é certamente notável. Nos últimos meses, grupos de lobby pró-cripto investiram centenas de milhões de dólares na eleição de 2024 em uma tentativa de garantir o status legal do setor em meio a uma repressão regulatória do governo do presidente Joe Biden.
Embora o ex-presidente Donald Trump tenha entrado com os dois pés nas criptomoedas — a ponto de agora estar lançando sua própria plataforma de finanças descentralizadas (DeFi) —, não ficou claro se Harris manteria a postura hostil às criptomoedas de Biden ou tentaria mudar de direção.
Ao mencionar “blockchain” apenas brevemente — e também, de forma crucial, dizer que os Estados Unidos deveriam “permanecer” fortes no setor — Harris parecia estar caminhando na mesma linha delicada que ela navegou em outras partes de sua campanha presidencial iniciante, entre forjar posições políticas distintas das de Biden e não parecer criticar sua liderança.
Também na quarta-feira, o site da campanha de Harris foi atualizado com um plano econômico de 80 páginas incluindo uma única linha prometendo que a vice-presidente, se eleita, “incentivará tecnologias inovadoras, como IA e ativos digitais, enquanto protege nossos consumidores e investidores”.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
O post Kamala Harris promete manter os EUA “dominantes” em blockchain apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.