Kabosu, a simpática cachorrinha da raça Shiba Inu que inspirou memes e virou a cara da criptomoeda Dogecoin, morreu nesta sexta-feira (24) no Japão, segundo informações de sua dona em um blog dedicado ao animalzinho.
“Hoje, 24 de maio às 7h50, Kabosu caiu em um sono profundo”, escreveu a professora japonesa Atsuko Sako. A causa da morte não foi informada, mas há anos ela sofria de doença crônica e já era muito idosa. Conforme descreve Atsuko, “ela faleceu silenciosamente”.
A conta oficial da Dogecoin no X, compartilhou a notícia, pedindo aos fãs que mantenham o espírito de Kabosu no coração.
“Hoje, Kabosu, amiga e inspiração compartilhada da nossa comunidade, faleceu pacificamente, nos braços de sua pessoa. O impacto que este cão causou em todo o mundo é imensurável. Ela era um ser que conhecia apenas a felicidade e o amor sem limites”.
Na tarde do próximo domingo (26), Atsuko irá fazer uma cerimônia em memória a Kabosu, no Flower Kaori em Kotsu no Mori, cidade de Narita.
Como Kabosu virou meme
Kabosu foi adotada de um abrigo em 2008, depois de ser entregue a uma organização voluntária quando estava prestes a ser sacrificada, explica o blog Doubutsu. Lá ela ficou aguardando uma adoção. Após ser adotada, Atsuko tirou uma série de fotos e postou na internet para seus familiares e amigos.
Por volta de 2010, de forma aleatória, as imagens viraram memes, sendo acompanhadas de frases engraçadas e irônicas. Foi neste momento que as criptomoedas entraram em cena.
Em 2013, os programadores Jackson Palmer e Billy Markus tiveram a ideia de criar a Dogecoin, uma criptomoeda satírica, com oferta infinita. Para ilustrar a moeda, escolheram o meme que já dominava a internet: uma foto de Kabosu com olhar ressabiado.
A piada ganhou vida própria, quando uma comunidade de pessoas passou a investir de forma séria na criptomoeda. E tudo foi para a estratosfera quando Elon Musk virou um fã da memecoin.
A cachorrinha deu um susto nos fãs no final de 2022 ao ficar doente. Na época, Atsuko disse que a cachorrinha estava com leucemia crônica e que havia parado de comer e beber água por conta própria. Mas Kabosu foi forte e voltou a se alimentar e se hidratar sozinha, animando seus milhares de seguidores.
- Quer ganhar mais com Ethereum? Abra sua conta no Mercado Bitcoin, a corretora mais segura do Brasil, e comece a fazer staking agora mesmo
O post Kabosu, a cachorrinha que inspirou a Dogecoin, falece aos 18 anos apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.