O fundador do Tron, Justin Sun, é muitas coisas. Agora você pode contar primeiro-ministro entre elas.
Nesta semana, a micronação de Liberland — um estado europeu amplamente teórico, criado por libertários de direita em 2015 — anunciou que elegeu Sun para servir como chefe de estado.
Mas o que exatamente isso significa na prática Depende de quem você perguntar.
A pessoa comum pode dizer “nada”, dado o fato de que Liberland reivindica 2,7 milhas de uma planície aluvial disputada e desabitada, atualmente sendo contestada por Croácia e Sérvia. Nenhuma nação na Terra reconhece Liberland, e vários autoproclamados cidadãos do mini-país foram presos pelas autoridades croatas por invasão, ao tentarem entrar na região.
Mas os fundadores de Liberland afirmam que já registraram 1.000 cidadãos (digitais) e que estão avançando constantemente para estabelecer uma utopia libertária — um objetivo que atraiu apoio da comunidade cripto, frequentemente hostil a governos.
Como seria o sonho de Liberland, se algum dia fosse realizado nas margens do Danúbio? Embora a seção de “Leis” no site da micronação esteja atualmente vazia, segundo uma postagem no Reddit, ela anteriormente incluía destaques como ausência de restrições sobre drogas e armas de fogo, e uma idade de consentimento de 13 anos.
Liberland também tentou se promover como um paraíso cripto, onde as operações governamentais seriam conduzidas em sua própria rede blockchain, com a aprovação de legislações favoráveis ao uso de criptomoedas, e a criação de uma “hiperdemocracia descentralizada” para os cidadãos, via mecanismos de votação em blockchain. De acordo com um relatório da Reuters no ano passado, Liberland mantém 99% de suas reservas de moeda em Bitcoin.
Como primeiro-ministro, Justin Sun agora estará no centro da campanha para tornar Liberland uma realidade. O novo título substitui um que o fundador de cripto detinha anteriormente; no ano passado, Sun perdeu seu cargo de embaixador na Organização Mundial do Comércio (OMC) pela pequena nação caribenha de Granada. O cargo veio com o título de “Sua Excelência”, um honorífico que Sun adicionou com entusiasmo às suas contas nas redes sociais, e que ainda mantém até hoje.
“Eu pretendo promover ativamente a ideia de governo mínimo não apenas em Liberland, mas também como um modelo para o mundo”, disse Sun em uma declaração escrita ao site Decrypt. “Nosso sucesso pode inspirar outras nações a adotarem princípios libertários.”
*Traduzido com autorização do Decrypt.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
O post Justin Sun agora é primeiro-ministro de Liberland, mas o que isso realmente significa apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.