Em conferência realizada em Londres nesta quinta-feira (31), um homem chamado Stephen Mollah afirmou ser Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin. Segundo relatos da mídia internacional, “é difícil saber se ele está brincando ou não”.
Para participar do evento, cada jornalista teve que pagar 500 libras esterlinas (R$ 3.720), o que já virou uma piada na comunidade, já que estimativas apontam que o criador do Bitcoin possui uma fortuna de R$ 450 bilhões e não precisaria desses trocados.
Mesmo afirmando ter criado uma tecnologia tão avançada como o Bitcoin, Mollah e sua equipe tiveram dificuldade em uma simples tarefa: conectar um computador.
O que Stephen Mollah disse em sua apresentação?
O mistério sobre a identidade de Satoshi Nakamoto ganhou bastante repercussão nas últimas semanas após a HBO liberar um filme documentário sobre o tema. Nos dias seguintes, uma nova estátua em homenagem ao criador do Bitcoin foi inaugurada na Suíça.
Já nesta quinta-feira (31), um homem chamado Stephen Mollah disse ser o criador do Bitcoin.
“Eu estava projetando o Bitcoin em 2007 e fui imediatamente preso com acusações falsas orquestradas. Fui levado à custódia por 9 dias e, depois disso, fui liberado incondicionalmente porque o juiz me considerou inocente de qualquer irregularidade.”
“Na verdade, o que aconteceu exatamente no dia 12 de junho de 2007 foi que dois agentes de segurança americanos vieram à Grã-Bretanha, conectados ao departamento de polícia, e levaram meu computador”, continuou Mollah. “Eles levaram todos os meus discos rígidos. Isso foi em 2007, mas eu ainda estava fazendo meu trabalho. Programei tudo para ser feito e lançado de acordo com meus programas, que estavam no meu disco rígido. Da mesma forma, eu decidi projetar cada e-mail ou correspondência que seria publicada no fórum BitcoinTalk para que fosse escrito pelo menos um ano antes, e eu escrevi todos os posts.”
Na sequência, ele afirma ter “evidências de tudo isso”. Suas falas foram registradas por uma equipe da BitMex Research, que tratou a conferência como “absolutamente patética” e recomendou que ninguém assista aos vídeos publicados.
“Eu sou Satoshi Nakamoto e este é meu pseudônimo. Meu nome legal é Stephen Mollah e eu criei o Bitcoin e a tecnologia blockchain, que está funcionando bem, mas não estou feliz com isso.”
Além do Bitcoin, Mollah também disse que criou o eurobond, o logo do Twitter e o ChatGPT.
Joe Tidy, correspondente da BBC, também estava cobrindo o evento in loco. Segundo o jornalista, Mollah também diz ter criado o sistema de recuperação de energia de carros e o programa de televisão American Got Talent.
“Jornalistas (incluindo eu mesmo) interromperam a longa história de Mr. Mollah e pediram que ele mostrasse as evidências prometidas. Estamos aqui há quase uma hora, e as pessoas estão inquietas e cada vez mais rudes”, comentou Tidy. “A bochecha de Mr. Mollah está tremendo rapidamente enquanto ele encara uma multidão cética.”
Segundo o correspondente da BBC, Mollah apresentou diversas capturas de tela que “são fáceis de falsificar” como provas.
“Perguntei se ele moveria alguns dos bitcoins do [endereço] gênesis para finalmente provar que é Satoshi. Ele disse que fará isso nos próximos meses. Eu abandonei a conferência.
Mr Mollah is showing a series of easy to fake screenshots. I asked if he will move some of the Genesis bitcoins to finally prove he is Satoshi. He said he will in the next few months. I have left the conference.
— Joe Tidy (@joetidy) October 31, 2024
Ao que tudo indica, os jornalistas foram feitos de otários e Stephen Mollah conseguiu superar Craig Wright, australiano que passou anos fingindo ser o criador do Bitcoin até ser processado e obrigado a revelar que estava mentindo.
Fonte: Homem misterioso aparece em evento dizendo ser Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.