A gestora de fundos de investimentos Hashdex entrou com um pedido nos Estados Unidos para que as autoridades aprovem um novo produto: um ETF composto exclusivamente de Bitcoin e Ethereum à vista. A proposta está sendo feita em parceria com a Nasdaq e foi feita junto à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês) por meio do formulário 19b-4.
A empresa, que é brasileira, pretende nomear o fundo de Hashdex Nasdaq Crypto Index US ETF, irá custodiar também dinheiro e terá como parceiros custodiantes dos ativos a Coinbase, LLC e a BitGo.
Segundo descrito no formulário de aplicação, a empresa irá focar apenas em Bitcoin e Ethereum: “O trust não investirá em criptoativos, ativos tokenizados ou stablecoins,” afirma a Hashdex no documento.
No Brasil, a Hashdex tem diversos tipos de ETF com criptoativos, mas nenhum com apenas Bitcoin e Ethereum. A gestora mantém um exclusivo para cada um das maiores criptomoedas e outros que são multimoedas.
Por exemplo: negociado na bolsa brasileira, o Hashdex Nasdaq Crypto Index FI tem em sua composição Bitcoin, Ethereum, Solana, XRP, Cardano, Chainlink, Litecoin, Matic, Avalanche, Uniswap e Polkadot.
Problemas com ETF de Bitcoin
No início do ano, a empresa brasileira teve um forte revés: dos 11 ETFs de Bitcoin à vista aprovados pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), apenas dez começaram a ser negociados no mercado. O fundo da brasileira é o único que ainda não estreou de fato.
Além da aprovação do ETF pela SEC – o que a Hashdex já conquistou –, a agência precisa também efetivar as declarações de registro dos fornecedores dos ETFs para que o fundo comece a ser negociado, e isso ainda não ocorreu para a Hashdex, conforme informou o Wall Street Journal.
sso porque a gestora não está lançando um fundo do zero, mas sim convertendo o seu já existente ETF de Bitcoin futuro para um produto à vista (spot).
A apuração do Portal do Bitcoin descobriu que a gestora obteve a aprovação para fazer a conversão do fundo para o tipo spot, mas que ainda falta a aprovação do prospecto, que é a atualização em si do produto. “Ele [prospecto] passa por um outro processo justamente porque o fundo já está rodando [como um ETF de futuros]”, disse uma fonte.
- Quer ter a chance de ganhar 1 ethereum (ETH)? Abra sua conta grátis no Mercado Bitcoin e comece a negociar o quanto antes.
O post Hashdex entra com pedido para lançar ETF de Bitcoin e Ethereum nos Estados Unidos apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.