Grayscale Investments atualizou seu pedido de ETF de Ethereum junto à SEC, buscando a aprovação para um fundo negociado em bolsa
De acordo com uma postagem recente na rede social X, de Craig Salm, diretor jurídico da Grayscale, a empresa de gestão de ativos revisou seu formulário 19b-4 para um ETF de Ethereum à vista. Salm afirmou que esta mudança foi “importante” em um esforço para a Grayscale listar e negociar ações da Ethereum Trust na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) Arca.
O diretor jurídico afirmou em sua postagem que os investidores “querem e merecem acesso” ao Ethereum por meio de um produto negociado em bolsa à vista, comparando a situação à história do ETF Bitcoin. “Acreditamos que o caso é tão forte quanto foi para os ETFs do Bitcoin à vista”, disse Salm.
A gestora de ativos está entre as inúmeras empresas que desejam emitir o primeiro ETF de Ethereum à vista nos Estados Unidos, tendo apresentado um pedido à SEC em 10 de outubro de 2023. No entanto, esses pedidos de ETF de Ethereum enfrentaram atrasos várias vezes, com o mais recente chegando contra o pedido da BlackRock em 4 de março de 2024.
- Veja também: Análise de preço de XRP: US$ 1 é iminente em meio a batalhas legais e correções de mercado?
Como resultado, a probabilidade da SEC aprovar um ETF de Ethereum à vista despencou nas últimas semanas. O outrora otimista especialista em ETF da Bloomberg, Balchunas, até revelou em sua última análise que os fundos ETH agora têm apenas 35% de chance de aprovação.
Presidente da SEC enfrenta pressão sobre aprovação da cripto
Dois senadores norte-americanos do partido Democrata, os senadores Laphonza Butler, da Califórnia, e Jack Reed, de Rhode Island, instaram o presidente da SEC a evitar a aprovação de produtos de investimento em criptomoeda. Em carta datada de 11 de março, os legisladores, que também são membros do Comitê Bancário do Senado, pediram à Comissão que limitasse futuras aplicações de cripto ETF.
Após a aprovação de 11 ETFs à vista do Bitcoin em janeiro, a atenção do público cripto se voltou para saber se a SEC fará o mesmo para as versões Ethereum. No entanto, esta última carta do Senado parece prejudicar ainda mais as chances de aprovação do ETF ETH.
Um trecho da carta dizia:
Os investidores de varejo enfrentariam enormes riscos com ETPs que fazem referência a criptomoedas pouco negociadas ou criptomoedas cujos preços são especialmente suscetíveis a pump-and-dump ou outros esquemas fraudulentos, afirmaram. A Comissão não tem obrigação de aprovar tais produtos e, dado o risco, não deveria fazê-lo.
No momento da edição deste artigo, a Ethereum é negociada a US$ 3.658, com aumento queda de 1,64% nas últimas 24 horas e de 6,66% se comparado com a semana anterior, segundo a CoinMarketCap.
Traduzido de: NewsBTC