O Governo dos Estados Unidos deve pagar as despesas de onze procuradores da República do Brasil, que viajam para um curso de criptomoedas internacional nos próximos dias.
De acordo com nota do Governo do Brasil em Diário Oficial da União, os procuradores irão receber treinamento em Lima, capital do Peru. O país vizinho sediará um Workshop de Capacitação em Crime Cibernético para Procuradores em Criptomoedas: Seguindo o Dinheiro.
Ou seja, os procuradores poderão aprender novas técnicas de rastreio de criptomoedas, com base nos conhecimentos dos EUA. Além disso, trocam experiências de investigações com outros investigadores internacionais.
Procuradores brasileiros partem para curso de criptomoedas com apoio do Governo dos EUA
Por meio da Portaria PGR/MPF n.º 729, de 8 de agosto de 2024, o Ministério Público da União confirmou a ida dos procuradores ao evento internacional.
O documento é assinado pelo vice-procurador da PGR, Hindemburgo Chateaubriand Pereira Diniz Filho. Chama atenção que onze procuradores brasileiros vão ao curso de criptomoedas com ônus limitado, mas com apoio do Governo dos EUA.
“Parágrafo único. Os custos com passagens aéreas, traslados internos, hospedagem e alimentação ficarão a cargo do Governo dos Estados Unidos da América“, diz a publicação no DOU.
Apesar de o curso ocorrer entre os dias 20 e 22 de agosto de 2024, os procuradores estão sendo liberados em datas diferentes. Nos dias 19 a 23 de agosto, por exemplo, vão os Procuradores da República Lívia Maria Sousa, Renato Silva de Oliveira, Thales Messias Pires Cardoso e do Procurador Regional da República Pedro Antônio de Oliveira Machado.
Já no Período de 19 a 24 de agosto de 2024, vai o Procurador da República André Estima de Sousa Leite. Outros que participam do evento, liberados no Período de 19 a 25 de agosto de 2024, são os Procuradores da República Alessander Wilkson Cabral Sales, Vítor Souza Cunha e Victor Riccely Lins Santos.
Famoso por dar cursos abertos aos brasileiros e participar em eventos da comunidade, o Procurador da República Alexandre Senra viaja no período de 18 a 23 de agosto de 2024.
Por fim, no período de 17 a 25 de agosto de 2024, o Procurador da República Leonardo Gonçalves Juzinskas e o Procurador Regional da República Wellington Cabral Saraiva vão participar do curso.
Ministério Público brasileiro de olho nas criptomoedas
O Ministério Público brasileiro tem atuado em várias operações envolvendo criptomoedas nos últimos anos. Após uma intensa capacitação de servidores, o MP já criou até um grupo de trabalho para atuar neste campo.
Em fevereiro de 2023, por exemplo, o MPF apresentou um roteiro de apreensão de criptomoedas para Receita e Polícia Federal.
Antes disso, membros do Ministério Público do Rio de Janeiro se uniram a um grupo internacional dos EUA, aprofundando as relações de investigações em criptomoedas entre os países. O novo curso então mostra que o Governo dos EUA está próximo do Brasil para tratar do tema criptomoedas.
Fonte: Governo dos EUA vai pagar curso de criptomoedas para procuradores brasileiros
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.