O Google Cloud, solução em nuvem do Google, lançou um serviço chamado Blockchain RPC, permitindo que desenvolvedores tenham acesso mais fácil a projetos de criptomoedas. O primeiro protejo integrado foi o Ethereum, segunda maior criptomoeda do mercado.
No ano passado, a gigante já havia adicionado 11 criptomoedas em seu serviço de análise de dados, o BigQuery. Além disso, também se tornou um validador da criptomoeda Flare (FLR) no início de 2024 e promoveu a Lightning Network do Bitcoin.
Em outras palavras, o Google continua olhando para o setor cripto com bons olhos, apresentando novidades frequentes.
Google lança serviço de RPC de Ethereum para desenvolvedores
Atualmente os serviços de RPC do Ethereum são dominados pela Infura (administrada pela Consensys, também dona da carteira MetaMask) e outras empresas como Alchemy, Ankr, QuickNode e Chainstack.
Em suma, tais serviços permitem que desenvolvedores não precisem rodar os pesados nodes de Ethereum em seus computadores para trabalhar.
“Este novo serviço oferece aos desenvolvedores uma maneira simplificada de interagir com dados de blockchain, proporcionando uma solução econômica, escalável e confiável, que minimiza as complexidades de gerenciar a infraestrutura de nodes”, escreveu o Google.
“O serviço Blockchain RPC atende a desenvolvedores de uma ampla gama de organizações, desde startups que buscam uma entrada rápida e fácil no blockchain, até grandes empresas que precisam da confiabilidade, segurança e desempenho da infraestrutura do Google Cloud.”
Segundo o texto, a solução é oferecida no plano gratuito, que oferece até 100 requisições por segundo, sendo compatível com o EIP-1474. Embora esteja funcionando apenas nas redes principal e de teste do Ethereum, outras blockchains deverão receber suporte no futuro.
Google libera faucet de Ethereum
Finalizando seu texto, o Google aponta para a página Google Cloud Web3. Nela é possível encontrar até mesmo um faucet de Ethereum, permitindo que desenvolvedores ganhem moedas da testnet para usá-las para testar seus aplicativos.
O site também apresenta eventos de criptomoedas, incluindo o Token2049 que está sendo realizado nesta semana, um espaço de aprendizado e outros produtos voltados para desenvolvedores.
Por fim, apesar da integração, o Ethereum (ETH) opera em baixa de 2% nesta quarta-feira (18), sendo negociado na faixa dos US$ 2.300.
Fonte: Google lança serviço para desenvolvedores de Ethereum
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.