O fundador e ex-CEO da Binance, Changpeng Zhao, se apresentou em um presídio federal na cidade de Lompoc, Califórnia, EUA, para cumprir sua pena de quatro meses de prisão determinada no dia 30 de abril deste ano. Segundo informações da CNBC no fim de semana, quando solicitada a confirmação da localização de sua prisão, a equipe de defesa de Zhao da Latham & Watkins apontou para o site do Bureau of Prisons.
Durante o julgamento, Zhao, também conhecido por ‘CZ’, admitiu ser culpado de não implementar medidas de prevenção à lavagem de dinheiro enquanto esteve à frente da maior corretora de criptomoedas do mundo.
Ao aplicar a sentença, que foi mais leve do que os seis meses inicialmente previstos por especialistas, o juiz responsável pelo caso afirma que pesou o fato de CZ ter se entregado de forma voluntária e cooperado em todo o processo.
Fundação e apogeu da Binance com Changpeng Zhao
A Binance foi fundada por Changpeng Zhao em 2017 e rapidamente ascendeu ao posto de corretora com maior volume de mercado do mundo. No início de 2023, chegou a ter o controle de 55% do mercado de compra e venda de criptomoedas do mundo.
Em novembro, a empresa concordou em pagar uma multa de US$ 4,3 bilhões (R$ 21 bilhões) por crimes financeiros. Parte do acordo era a saída de Changpeng Zhao do comando e que ele também se responsabilizasse pelos ocorridos.
Os episódios vêm minando o poder da empresa, que ainda é grande: pesquisa da Kaiko em meados de abril deste ano mostrou que a Binance passou de dominar 81% do mercado de negociação de Bitcoin para 55%, em dados globais que excluem o mercado dos Estados Unidos.
- Não perca dinheiro. No Mercado Bitcoin, você pode fazer staking de Ethereum de maneira segura e simples. Abra sua conta agora e comece a ganhar recompensas sobre seus investimentos em criptomoedas.
O post Fundador da Binance, Changpeng Zhao começa a cumprir pena nos EUA apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.