O Federal Reserve enviou uma ordem de cessar e desistir para o United Texas Bank nesta quarta-feira (4). Segundo o documento, o banco texano teria falhado em cumprir leis anti-lavagem de dinheiro, especialmente com clientes que usam criptomoedas.
Embora seja um assunto diferente, a ordem lembra o fechamento do Signature Bank, conhecido por ser um “banco amigo das criptomoedas”, no ano passado. Na data, Silvergate e Silicon Valley Bank também foram fechados e seus compradores concordaram em abandonar negócios ligados a criptomoedas.
Para Barney Frank, aquilo foi uma “mensagem anti-cripto” enviada pelo governo americano. Portanto, essa ideia de perseguição é o primeiro pensamento na mente do mercado quando um caso parecido emerge.
Banco Central dos EUA dá “puxão de orelha” em banco que atendia investidores de criptomoedas
Dados do Fed apontam que 425 bancos já receberam ordens de cessar e desistir desde 1989, representando uma média de uma ordem por mês nos últimos 35 anos. Em 2024, dez bancos já foram intimados, ficando dentro da média.
De qualquer forma, o que chama atenção no caso do United Texas Bank é a menção a “clientes de moeda virtual”, ou seja, criptomoedas.
Segundo o Fed, o banco texano teria uma série de problemas relacionados a leis de lavagem de dinheiro, mas também no gerenciamento de risco. Das 11 páginas, o texto em destaque é o seguinte:
“Considerando que a auditoria identificou deficiências significativas relacionadas ao banco correspondente estrangeiro e a clientes de moeda virtual, especificamente no gerenciamento de riscos e no cumprimento das leis, regras e regulamentos aplicáveis referentes à lavagem de dinheiro (“AML”).”
O documento não revela mais detalhes sobre a situação. Considerado um banco pequeno, o United Texas Bank administra cerca de US$ 1 bilhão em ativos e não há dados sobre seu trabalho com empresas conhecidas do setor de criptomoedas.
Como orientação, o Fed estabeleceu um plano de governança e conformidade que deve ser realizado dentro de 90 dias, bem como outros planos de governança corporativa e conformidade com leis anti-lavagem de dinheiro no prazo de 60 dias.
Outros três pontos citados foram a diligência de clientes, ligada a classificação de risco, monitoramento de atividades suspeitas, e também a conformidade com a OFAC, entidade lembrada por emitir sanções, incluindo contra empresas de criptomoedas.
Com essas informações, é possível deduzir que o banco estaria processando transações suspeitas de clientes envolvidos com criptomoedas. De qualquer forma, é difícil saber os motivos exatos pelo qual o Fed se interessou neste banco.
Fonte: Fed envia ordem de cessar e desistir para banco que atendia clientes de criptomoedas
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.