Os principais portais de notícias da Argentina relatam um caso de uma possível pirâmide financeira que se apresentava como corretora de bitcoin e pode ter lesado um terço da cidade de San Pedro.
De acordo com informações divulgadas pelo La Nacion, quase 20 mil pessoas estão envolvidas em supostas negociações de criptomoedas com a empresa suspeita. Vale lembrar que San Pedro tem quase 70 mil habitantes.
Com o alto volume de possíveis vítimas, que pode assolar a economia da cidade caso os investidores percam seu dinheiro, o caso se tornou um escândalo local.
“Rainbow Exchange” é uma falsa corretora de criptomoedas que coloca patrimônio de 1/3 de cidade na Argentina em risco
Chamada de “Knight Consortium” ou “Rainbow Exchange“, a nova possível pirâmide de criptomoedas recebeu atenção do La Nacion nesta segunda-feira (7), após denúncias de pessoas indicarem problemas no negócio.
Operando na cidade de San Pedro, a 170 quilômetros da capital Buenos Aires (Argentina), a empresa está operando uma falsa corretora de bitcoin e criptomoedas, com promessas de 1% ao dia. Ao que tudo indica, em um período de 30 dias, os investidores acreditam ter um rendimento de até 30% em dólares.
Como a Argentina é um país que tem alta inflação no Peso argentino, o Dólar é uma das moedas que mais se destaca entre a população como reserva de emergência.
Um dos moradores de San Pedro que conversou com o portal argentino declarou ter a noção de que é uma pirâmide financeira. Mesmo assim, seus vizinhos e amigos estão caindo no conto e alguns já venderam terrenos, carros e casas para aportar no falso esquema.
De acordo com seu relato, a cidade tem enfrentado uma diminuição no movimento todos os dias por volta das 21 horas. Isso porque, neste horário começa a live com uma mulher asiática chamada de “La China”, que passa dicas de compras de criptomoedas promissoras, operações que sempre resultam em sucesso para os investidores que estão dentro do aplicativo.
Além disso, quem fala mal publicamente do negócio é rechaçado pelos investidores, alguns que chegam a ficar nervosos. Até o prefeito da cidade defendeu a empresa na mídia local, alegando que como não há investigação em curso, o negócio não se provou ilegal.
Falsa empresa usou atores polacos para se apresentar aos investidores
Já o jornal Clarín, outro grande veículo de comunicação argentino, destacou nesta segunda que o caso é o mais preocupante para a cidade de San Pedro. Além disso, a apuração do portal encontrou indícios de que a Rainbow Exchange contratou atores polacos para se apresentarem publicamente em eventos como donos da empresa.
Em um evento no dia 21 de setembro de 2024, os supostos donos distribuíram presentes para os participantes, que estavam no Hotel Emperador, de cinco estrelas. Além disso, os atores poloneses concederam insígnias para os novos gerentes que convidaram muitas pessoas para o negócio e atuaram para demonstrar confiança de um negócio sólido.
Ao que tudo indica, a cidade está em risco e lembra muito um caso recente no Brasil, ocorrido em Cabo Frio, quando boa parte da cidade confiou seu suado patrimônio a Glaidson Acácio dos Santos, o “Faraó dos Bitcoins”, dono da GAS. De qualquer forma, mostra que as operações de pirâmides financeiras estão se sofisticando, devendo investidores desconfiarem de supostos retornos fáceis e rápidos.
Fonte: Falsa corretora de bitcoin engana 1/3 de cidade argentina e causa caos
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.