A plataforma Pump.Fun, que já reúne milhares de seguidores em suas redes sociais, liberou a criação de memecoins de graça para todos. Com isso, o surgimento de “novas criptomoedas” tem disparado para níveis sem precedentes.
A própria plataforma revelou na última segunda-feira (12) que 10 mil tokens envolvidos em memes surgiram em questão de três horas. A inundação das novas criptomoedas surgiu em meio ao debate de Donald Trump e Elon Musk no X.
“3 horas. Dezenas de milhares nas trincheiras. 10.000 moedas. VOCÊ NÃO ESTÁ DIVERTIDO!?“, questionou a plataforma aos seus seguidores.
3 hours. Tens of thousands in the trenches. 10,000 coins.
ARE YOU NOT ENTERTAINED!? pic.twitter.com/kr7KkmHzVx
— pump.fun (@pumpdotfun) August 13, 2024
O problema, contudo, pode estar justamente na diversão dos investidores que até então vinham comprando memecoins. Para alguns, a nova leva de moeda não está tendo muita graça mais, visto que surgem dezenas de milhares de moedas novas a cada hora.
Investidores de memecoins perdem a graça
Se o objetivo de investir em memecoins era o de se envolver com comunidades e brincar com um projeto, agora o cenário está mudando.
Em resposta a publicação da Pump.fun, um investidor declarou que não tem se divertido mais, visto que qualquer reação pública rapidamente vira dezenas de moedas novas. Ou seja, a qualidade das memecoins está caindo, declarou o seguidor da página.
“Sinceramente, não. Não é mais divertido. todo mundo corre para ser o primeiro a criar uma moeda com uma frase ou momento viral, e como os memes são tão passageiros, todo mundo desiste antes que algo orgânico possa se acumular. Hoje em dia, é puro PvP, sem cultura ou comunidade.”
Vale o destaque que a primeira memecoin do mercado é a Dogecoin, moeda que tem uma comunidade forte e que acompanha seu desenvolvimento. Um dos maiores defensores da moeda inclusive é o bilionário Elon Musk, que a chama de moeda preferida.
Com mais de 1,7 milhão de novas criptomoedas lançadas em plataforma, poucas memecoins conseguem sobreviver muito tempo
De acordo com uma análise do perfil “Newton Einstein” no X, até o dia 10 de agosto de 2024 já surgiram 1,7 milhão de novas memecoins na plataforma Pump.fun. Destas, apenas 141 conseguiram ser listadas no site CoinGecko, que mostra o market cap das criptomoedas do mercado.
Além disso, ele percebeu que apenas 41 criptomoedas ligadas a memes conseguiram segurar um market cap superior a 1 milhão de dólares por muitas semanas. O número cai para apenas 15 em relação aquelas que superaram a marca de 10 milhões de dólares.
Ou seja, apesar da nova onda de memecoins sendo criadas de graça, com milhões de novos projetos, a qualidade não está ajudando. Ao que tudo indica, uma bolha tem surgido entre os investidores de moedas memes, prejudicando a sustentabilidade das novidades.
Fonte: Fábrica de memecoins faz explodir número de novas criptomoedas
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.