O ‘pump.fun’, um mercado de memecoins da Solana, sofreu um ataque nesta quinta-feira (16), perdendo cerca de 12.300 SOL (R$ 10,5 milhões). Segundo a denúncia, o crime teria sido cometido por um ex-funcionário.
Embora tenha pausado as negociações de criptomoedas logo após o incidente, a equipe informou que as operações voltaram a normalidade ainda no mesmo dia.
Além de já estar aquecido há alguns meses, as memecoins tiveram um novo pico nesta semana com o retorno de Roaring Kitty, investidor responsável pela alta das ações da GameStop, à internet. No entanto, muitas delas já perderam quase todo seu valor logo na sequência.
Site focado em negociação de memecoins na Solana perde milhões
Aproveitando a tendência do mercado, o slogan do pump.fun é “lance uma moeda que seja instantaneamente negociável por menos de 2 dólares com um clique”. Mesmo tendo uma aparência horrível e parecendo uma promoção de esquemas de pump & dump, o projeto ganhou popularidade.
Apesar do sucesso, o site está acusando um ex-funcionário de roubar R$ 10,5 milhões do projeto. O ataque aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (16) e durou pouco menos de duas horas, até que os desenvolvedores pausassem as operações.
“Estamos cientes de que os contratos de curva de vínculo do pump.fun foram comprometidos e estamos investigando o assunto”, escreveu a equipe. “Atualizamos os contratos para que o atacante não possa mais desviar fundos.”
“Pausamos as negociações — você não pode comprar ou vender nenhuma moeda no momento.”
Segundo o anúncio, o usuário que conectou sua carteira ao site está seguro.
Explicando o ataque, a equipe afirma que um ex-funcionário com acesso privilegiado a saques estava tomando empréstimos de Solana (SOL) e então usando essas moedas para comprar o máximo de memecoins possíveis no site até que elas atingissem 100% de sua ‘curva de vínculo’.
Assim que esse objetivo fosse alcançado, ele conseguia vender as medas e quitar seus empréstimos. Tudo isso em questão de segundos.
Finalizando, a equipe afirma que já está em contato com os usuários afetados e conversando com autoridades para solucionar o caso. No entanto, até o momento o máximo que foi oferecido foi um desconto nas taxas de negociação por uma semana.
Mercado de memecoins segue aquecido
Parecendo um cassino, já que muitas pessoas são atraídas pelas chances de enriquecer rapidamente, o mercado de memecoins ganhou força nos últimos meses. A principal rede usada por tais projetos é a Solana por conta de suas taxas baratas, mas até mesmo seu fundador está chateado com isso.
Nesta semana, o retorno de Roaring Kitty, investidor responsável pela alta das ações da GameStop, agitou ainda mais o mercado. Em menos de dois dias, memecoins como KITTY, AMC e GME subiram até 20.000%.
No entanto, os projetos devolveram quase todos seus ganhos nos dias seguintes. Ou seja, mais uma prova de que não há nenhuma base para essas altas.
Mesmo sabendo desses riscos, investidores continuam fazendo o mesmo dia após dia na esperança de ganharem dinheiro. No entanto, assim como numa loteria, são poucos que conseguem lucros.
Por outro lado, memecoins maiores estão conseguindo manter seus bilhões de valor de mercado. Floki (FLOKI) e Pepe (PEPE), por exemplo, aparecem com os maiores ganhos da semana com altas de 20,4% e 19,4%, respectivamente.
Na sequência, Solana (SOL), lar da maioria das memecoins lançadas recentemente, também aparece com bons ganhos, de 10%, sendo uma forma mais segura de se expor a esse mercado.
Fonte: ‘Fábrica de memecoins’ da Solana é hackeada e acusa ex-funcionário de roubo
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.