Mesmo após a comemorada chegada do Ethereum em Wall Street, o preço do ETH não conseguiu acompanhar o ritmo das criptomoedas rivais neste ciclo.
Com a queda do mercado cripto no domingo (4), a taxa de conversão de ETH para BTC atingiu uma baixa anual de 0,041, de acordo com o TradingView. Embora os ativos digitais — incluindo o ETH — tenham registrado uma sólida recuperação desde então, a taxa permanece em 0,043 no momento em que este artigo foi escrito.
Muitos não podem deixar de considerar essa tendência incomum. Em anos de mercado em alta, as altcoins frequentemente superam o desempenho do Bitcoin, uma vez que o capital transborda do principal ativo digital para ativos de pequena capitalização mais arriscados. De fato, isso se mostrou verdadeiro durante a recuperação do Bitcoin no primeiro trimestre para altcoins como Solana e memecoins como PEPE e WIF. Mas não o ETH.
“Essa mudança desafia a crença de longa data de que os efeitos de rede por si só manteriam o domínio do Ethereum”, escreveu o analista financeiro Wesley Kress no X na terça-feira (6). “O Ethereum está negociando de forma horrível neste ciclo e acho que as pessoas estão percebendo que não é o futuro.”
No entanto, vários outros analistas acham que essas opiniões pessimistas são muito exageradas. O tempo será o melhor amigo do Ethereum, dizem eles, especialmente quando os novos ETFs à vista de Ethereum tiverem tempo para amadurecer.
“Havia muita propaganda sobre o potencial do que esse ETF faria imediatamente para o preço — agora, há muito FUD”, segundo o influenciador cripto Crypto Kaleo.
Ele observou que os ETFs de Ethereum estão ativos há doze dias, que é o período exato de tempo que levou até que o BTC chegasse ao nível mais baixo e se recuperasse após sua respectiva estreia como ETF em janeiro.
Teoricamente, a introdução de ETFs é uma notícia de alta para o preço do ETH, pois permite que várias instituições comprem Ethereum onde, de outra forma, poderiam ter sido impedidas de fazê-lo pela regulamentação.
Bitcoin vs. Ethereum
De acordo com o CIO da FarsideUK, Jonathan Bier, no entanto, os ETFs provavelmente não trarão ao Ethereum a mesma magnitude de sucesso que trouxeram ao Bitcoin.
“Grande parte do sucesso será impulsionado por pessoas e entidades que transferem suas participações existentes [Ethereum Trust] para ETFs”, disse Bier ao Decrypt. Ele disse que o desenrolar do Ethereum da Grayscale pode ser mais severo do que o desenrolar do Bitcoin, já que os investidores têm que se preocupar com os impostos sobre ganhos de capital ao vender suas ações do fundo de Ethereum.
“Ao mesmo tempo, os investidores em Ethereum são menos leais do que os investidores em Bitcoin”, acrescentou. “Os investidores em Ethereum estão sempre buscando o que há de mais moderno com a mais nova tecnologia.”
A ascensão da Solana
Ao longo do ano, a Solana ultrapassou o Ethereum nas principais métricas relacionadas à atividade da rede. No final de julho, a Solana ultrapassou o Ethereum no total de taxas de transação pela primeira vez.
Várias métricas relacionadas ao mercado na rede também mostram um interesse hesitante dos investidores no ETH em relação ao BTC. De acordo com a CryptoQuant, a “capitalização realizada” do Bitcoin — uma medida de novos fluxos de investidores para o BTC — aumentou em US$ 187 bilhões até agora neste ano, em comparação com US$ 127 bilhões para o ETH.
“O Bitcoin superou o Ethereum em certas métricas fundamentais da rede”, disse o chefe de pesquisa da CryptoQuant, Julio Moreno, ao Decrypt. “Por exemplo, a relação entre o número de transações na rede Ethereum e na rede Bitcoin também diminuiu à medida que a relação de preços ETH/BTC cai.”
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Quer investir em criptomoedas selecionadas por especialistas de forma 100% automatizada Conheça a Cesta Inteligente! Você escolhe o portfólio que faz sentido para você, o valor que quer investir e o MB faz as negociações.
O post Ethereum não consegue acompanhar o ritmo do Bitcoin e Solana; o que está acontecendo? apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.