Membros do Ministério Público do Brasil têm mais uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos em criptomoedas, por meio de um novo evento gratuito.
Promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), o evento ocorre em em 23 de outubro, das 9h às 18h30. As inscrições são gratuitas para os participantes e podem ser feitas até a data do webinar.
As vagas são destinadas a membros e servidores do MPU, dos MPs estaduais e do CNMP e todos os inscritos terão a participação automaticamente confirmada. O curso de aperfeiçoamento “Criptoativos e lavagem de dinheiro – Aspectos práticos” ocorrerá com transmissão ao vivo pelo Moodle para os participantes.
Veja mais detalhes sobre o curso de criptomoedas promovido para membros do Ministério Público em outubro de 2024
O curso de criptomoedas para membros do Ministério Público do Brasil já liberou maiores informações aos interessados por meio do edital (link aqui).
O orientador pedagógico é o procurador da República Pedro Antônio de Oliveira Machado. Já os palestrantes são a coordenadora do Núcleo Técnico de Combate a Crimes Cibernéticos do MPF em São Paulo, Adriana Shimabukuro e o procurador da República Alexandre Senra.
De acordo com a ESMPU, “com 8 horas-aula, o seminário pretende difundir informações e debater sobre a utilização de criptoativos como meio de lavagem de dinheiro, apresentando aspectos práticos sobre o funcionamento das moedas virtuais, como regulação e natureza jurídica; e, ainda, apresentar os principais criptoativos utilizados, demonstrando o crescimento das transações por esse meio e sua relevância na atualidade“.
O tema das criptomoedas tem crescido no Brasil nos últimos anos, chegando a ocorrer um treinamento em massa para membros do ministério público e polícia civil dos estados federativos. Além disso, há em curso um plano para que investigações no país tenham apoio internacional, para coibir organizações criminosas de atuar.
O novo curso então conta com vagas ilimitadas para todos que possuem interesse no tema se aperfeiçoarem.
Membros do MP estiveram fora do país se capacitando
Nos últimos dias, como noticiado pelo Livecoins, vários membros do Ministério Público Federal estiveram viajando para outros países, para se capacitar mais sobre o tema de criptomoedas e blockchain.
As viagens dos procuradores contaram com apoio até do governo dos EUA, que custeou alguns valores para os deslocamentos. Assim, tudo indica que os profissionais deverão repassar informações internacionais para seus colegas.
Vale lembrar que no final de agosto de 2024, o Conselho Nacional do MPF atualizou as regras para futuros concursos públicos, que agora são obrigados a cobrar conhecimentos em criptomoedas nos editais.
Fonte: ESMPU promove evento sobre criptomoedas para Ministério Público
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.