Será que Elon Musk achou que o caso seria indeferido?
Depois que Elon Musk processou a OpenAI e Altman, a criadora do ChatGPT respondeu ao processo com uma publicação pública, escrita pelos membros fundadores, que incluía vários e-mails antigos de Musk. A postagem retratava Musk como um hipócrita ciumento que queria controle absoluto sobre a OpenAI. Ele também sugeriu que a OpenAI usasse a Tesla como uma “vaca leiteira”.
Musk foi um dos cofundadores, financiadores e membros iniciais do conselho da OpenAI, deixando a empresa em 2018 devido ao que ele chamou de conflito de interesses com a Tesla.
O caso parecia estar indo a favor de Musk. Em maio, o juiz da Califórnia que presidia o caso se retirou após uma contestação dos advogados de Musk. Sua equipe jurídica citou uma lei que permite a remoção de um juiz se houver a crença de que ele não pode garantir um julgamento imparcial.
Elon Musk entrou com um pedido de arquivamento voluntário de suas acusações de quebra de contrato em um tribunal de San Francisco na terça-feira. O pedido não listou um motivo para o arquivamento. No entanto, uma audiência sobre a moção de OpenAI e Altman para encerrar o caso estava marcada para hoje, observa a CNN.
A OpenAI classificou o processo de Musk como “incoerente” e “frívolo”, negando a existência de qualquer tipo de “acordo de fundação”.
Grande parte do caso de Musk girava em torno da alegação de que a OpenAI desenvolveu uma inteligência geral artificial, ou AGI, que se refere a uma máquina com inteligência e raciocínio que pode igualar ou superar os humanos, e a entregou para a Microsoft. Classificar o GPT-4 como uma AGI é algo que muitos especialistas questionaram.
Certamente não é como se os sentimentos de Elon Musk em relação à OpenAI e Altman mudassem de repente. Após o anúncio da Apple na WWDC esta semana de que integrará o ChatGPT ao Siri como um recurso opcional que requer permissão do usuário, Musk alertou que baniria dispositivos Apple de suas empresas se “a Apple integrasse a OpenAI no nível do sistema operacional”. Ele acrescentou que os visitantes de suas empresas teriam que deixar seus dispositivos Apple na porta, onde seriam armazenados em uma gaiola de Faraday.