El Salvador adicionou 473,5 Bitcoin ao seu tesouro utilizando energia geotérmica do complexo vulcânico Tecapa desde 2021
El Salvador, o primeiro país a adotar o Bitcoin (BTC) como moeda legal, teria adicionado 473,5 BTC ao seu tesouro usando energia geotérmica. Segundo relatos, dados oficiais divulgados pelo The Bitcoin Office of El Salvador (ONBTC) revelaram que essa quantidade de bitcoin foi extraída desde 2021 usando 1,5 MW de energia do complexo vulcânico Tecapa.
El Salvador produziu 473,5 BTC usando fontes de eletricidade geotérmica
Empresas e nações estão aproveitando fontes de energia verde para minerar BTC. De acordo com a Reuters, o Bitcoin Office of El Salvador (ONBTC), uma organização dedicada a gerenciar todas as coisas criptos, informou que 473,5 BTC foram adicionados ao tesouro de BTC do país. O BTC foi obtido nos centros de mineração de El Salvador, que funcionam com energia geotérmica desde 2021.
O BTC foi colhido por 300 mineradores na usina geotérmica de Berlim, utilizando a energia fornecida pelo complexo vulcânico Tecapa. Essas criptomoedas fazem parte dos mais de 5.750 BTC que El Salvador detém atualmente em seu tesouro público, divulgados pelo presidente Nayib Bukele no início deste ano.
Bukele fez vários comentários sobre o aproveitamento da energia geotérmica, um tipo de energia obtida a partir do vapor extraído de reservatórios localizados no subsolo para acionar turbinas. Ele ainda postou um vídeo mostrando o início das operações na usina geotérmica de Berlim, apresentando a conexão de alguns mineradores de BTC. No entanto, esta é uma das primeiras oportunidades em que a administração de Bukele oferece algum equilíbrio sobre os resultados desta iniciativa de mineração verde.
O projeto poderá ser ampliado, dado que apenas 1,5 MW dos 120 MW produzidos pela central de Berlim são actualmente utilizados para este objectivo. Em 2022, Bukele confirmou que o país vinha fazendo investimentos para aumentar a capacidade de sua rede geotérmica, revelando que havia encontrado um poço capaz de produzir 95 MW em 2022. Essa poderia ser toda a eletricidade necessária para abastecer Bitcoin City, uma metrópole anunciada pelo presidente em 2021 que seria movida por energia verde.
Traduzido de: News Bitcoin