O Drex, moeda digital brasileira regulamentada pelo Banco Central, vai abrir oportunidades para a tokenização da economia e impulsionar a democratização do sistema financeiro no país.
Esse foi o tema central apresentado pelo CEO da Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABcripto), Bernardo Srur, e pelo conselheiro da entidade, Daniel Paiva, durante a audiência pública da Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD) do Senado Federal, realizada na última terça, 09 de julho.
O objetivo da audiência foi discutir o Projeto de Lei Complementar (PLP) 80/2023, que trata da emissão da moeda digital brasileira, conhecida como Drex.
Srur trouxe as tendências do novo formato e ressaltou a importância da privacidade na adoção da moeda digital, destacando também o papel da ABcripto na promoção da segurança e na transição para a economia digital.
“O Drex será uma importante ferramenta para a economia tokenizada, oferecendo mais uma forma para a população acessar este mercado com mais eficiência e democratização. Essa é uma discussão importante e atual, que abrirá muitos caminhos e oportunidades, inclusive em conjunto com a criptoeconomia”, afirmou.
Do ponto de vista regulatório e jurídico, Daniel Paiva enfatizou que o PLP deve focar na segurança, e destacou que a privacidade da informação é garantida pela regulação do Banco Central.
“Já vivemos com a digitalização do dinheiro há muito tempo, e alguns pontos levantados pelo PLP trarão mais solidez ao sistema financeiro. A reforma tem o potencial de ser ampliada com temas mais complexos e seguros além do Drex, como a evolução do PIX e a tokenização de ativos”, finalizou.
O que é uma economia tokenizada
Uma economia tokenizada é um sistema econômico no qual ativos e direitos são representados por tokens digitais em uma blockchain. No projeto do banco central brasileiro, a blockchain privada, ou DLT, estará disponível apenas a organizações autorizadas e reguladas pela autoridade.
E tais tokens podem representar uma variedade de ativos, como moeda, propriedade, ações, obras de arte, direitos autorais, e muito mais. A compra e venda de um carro, por exemplo, pode se dar totalmente em um ambiente tokenizado, com a simples troca de tokens que garante a propriedade do bem.
Assim, a tokenização permite a digitalização e a subdivisão de ativos, facilitando a negociação, a transferência e a propriedade desses ativos de forma mais eficiente e transparente.
Vale lembrar que em todo o mundo a economia tokenizada está transformando a forma como os ativos são geridos, negociados e possuídos, trazendo mais eficiência e novas oportunidades para investidores e participantes do mercado.
Fonte: Drex será importante para a economia tokenizada, afirma CEO da ABcripto
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.