A Consensys, responsável pela carteira MetaMask e pela Infura, anunciou a demissão de 160 funcionários nesta terça-feira (29). A demissão em massa representa 20% da força de trabalho da Consensys e foi anunciada por Joseph Lubin, fundador e CEO da empresa.
No texto, o executivo culpa as condições macroeconômicas, como a alta nas taxas de juros, bem como a pressão regulatória da Comissão de Valores Mobiliários pela decisão.
A empresa foi processada pela SEC recentemente, assim como diversas outras empresas do setor.
Consensys demite 160 funcionários
Fundada por Joe Lubin, co-fundador do Ethereum, a Consensys é um dos nomes mais poderosos no Ethereum e no setor de criptomoedas. No entanto, até mesmo essa gigante está enfrentando problemas financeiros.
“A falta de estruturas regulatórias claras em alguns mercados tornou a navegação em nosso espaço em evolução desnecessariamente complexa para inovadores, construtores, investidores e empresas.”
“Múltiplos casos com a SEC, incluindo o nosso, representam empregos significativos e investimentos produtivos perdidos devido ao abuso de poder da SEC e à incapacidade do Congresso de retificar o problema”, escreveu Lubin. “Esses ataques do governo dos EUA acabarão custando milhões de dólares a muitas empresas que foram investigadas, processadas ou receberam Avisos Wells.”
A Consensys foi processada pela SEC em julho desse ano. O processo envolve os serviços de staking e swap oferecidos por sua carteira, a MetaMask. Por outro lado, a SEC colocou o setor de criptomoedas na sua lista de prioridades de 2025.
Mostrando-se otimista, Lubin diz enxergar um futuro onde pequenas empresas, ágeis e potenciadas por IA, operarão de forma mais eficiente que concorrentes tradicionais. Portanto, essa demissão em massa também significa reestruturação.
Aos demitidos, a empresa prometeu pacotes generosos de indenização, extensão do prazo sobre compra de ações, indicação para outras empresas, e benefícios de saúde entendidos.
O futuro da Consensys
Apesar da demissão em massa, a Consensys promete continuar trabalhando em seus produtos, que incluem MetaMask, Infura, Truffle, Diligence, Besu, Teku, GNARK, DIN e Linea.
Dentre os pontos destacados estão a melhora da experiência e a interface do produto principal, a aprimoração das capacidades multi-chain, e o lançamento do cartão MetaMask.
Finalizando, Joe Lubin afirma que novos anúncios serão feitos nas próximas semanas para dar mais detalhes sobre o futuro de sua empresa.
Fonte: Dona da MetaMask faz demissão em massa e culpa a SEC
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.