A gigante dos softwares focados em Ethereum, Consensys, anunciou nesta terça-feira (29) que demitiu 20% de sua força de trabalho global, em meio a um mercado cripto em lenta recuperação que não conseguiu, por meses, elevar o preço teimosamente estagnado do ETH.
A decisão afetou 163 dos 828 funcionários da Consensys e tocou todos os seus departamentos, disse um porta-voz da empresa ao Decrypt . Os funcionários afetados receberão pacotes de indenização e janelas estendidas de opções de ações, e continuarão a receber benefícios de assistência médica em jurisdições relevantes.
De forma mais ampla, a redução de força de trabalho também marca uma mudança de estratégia para a empresa, que durante anos investiu pesadamente para incubar uma ampla gama de projetos operando no ecossistema Ethereum ou relacionados a ele (o Decrypt foi uma dessas empresas, e a Consensys continua sendo um dos 22 investidores na publicação editorialmente independente.)
No futuro, disse o porta-voz da empresa, a Consensys planeja recuar e se concentrar em dar suporte aos vencedores “essenciais” comprovados em seu portfólio, particularmente a carteira de criptomoedas MetaMask e a rede de segunda camada baseada no Ethereum, Linea.
“Olhando para o futuro, vejo uma economia de próxima geração não dominada por grandes empresas monolíticas; em vez disso, empresas menores, ágeis e supercarregadas por IA com ferramentas de coordenação baseadas em Web3 operarão de forma mais eficiente”, disse o CEO da Consensys e cofundador da Ethereum, Joe Lubin, em uma postagem no blog da empresa.
“Para permanecermos competitivos neste espaço de rápido crescimento, precisamos nos remodelar e ser mais ágeis, mais eficazes e até mesmo com desempenho superior”, acrescentou Lubin, atribuindo ainda os cortes à incerteza regulatória nos Estados Unidos e às “condições macroeconômicas mais amplas”.
A Consensys teve conflitos com a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) este ano, mas pareceu emergir triunfante quando o órgão supostamente abandonou sua investigação sobre o status de segurança do Ethereum há alguns meses. Pouco depois, porém, a SEC processou a Consensys sobre a MetaMask, descrevendo os recursos de staking da carteira de criptomoedas de ofertas ilegais de valores mobiliários.
A salvação para a Consensys no mercado de criptomoedas, enquanto isso, continua teimosamente ilusória. Enquanto criptomoedas tradicionais como Bitcoin continuam buscando novas máximas históricas, o ETH caiu cerca de 35% desde março, para US$ 2.657 no momento da escrita.
Alguns analistas expressaram recentemente preocupação de que a recente série de conquistas técnicas do Ethereum — a principal delas, a distribuição de tráfego para um espectro de redes de segunda camada mais baratas e rápidas — poderia acabar deprimindo significativamente o preço do ETH no longo prazo, colocando o token em um caminho inflacionário.
Vitalik Buterin, também cofundador da Ethereum, defendeu nas últimas semanas novos modelos de compartilhamento de taxas que poderiam ajudar a resolver esses problemas e gerar valor de volta para a Ethereum, ao mesmo tempo em que colhem os benefícios das redes de segunda camada.
Enquanto isso, os 163 funcionários da Consensys que receberam demissões hoje se encontram em um mercado de trabalho de criptomoedas em uma encruzilhada, colorido pela incerteza e contração em um sentido, e otimismo cauteloso em outro.
A eleição presidencial dos EUA da próxima semana se aproxima talvez a maior de todas, com seu potencial de remodelar completamente a política de criptomoedas americana.
*Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
O post Consensys demite 20% dos funcionários em meio à queda do Ethereum apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.