Caroline Ellison foi condenada a dois anos de prisão por fraudar investidores da exchange de criptomoedas FTX e sua empresa irmã, Alameda Research.
O juiz Lewis Kaplan, do Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Sul de Nova York, aplicou a sentença leve, citando a forte cooperação de Ellison como testemunha contra o ex-líder do esquema de fraude da FTX, Sam Bankman-Fried, no outono passado.
“Eu já vi muitos colaboradores em 30 anos”, disse Kaplan, de acordo com a Bloomberg. “Nunca vi alguém como a Srta. Ellison.”
Ellison refletiu sobre o peso de seus crimes em uma declaração ao tribunal pouco antes de sua sentença.
“O cérebro humano é realmente ruim em entender grandes números”, disse Ellison. “Não passa um dia sem que eu pense em todas as pessoas que machuquei.”
Bankman-Fried foi condenado a 25 anos de prisão no outono passado, embora tenha recorrido da decisão.
Ellison, de 29 anos, se declarou culpada em 2022 de duas acusações de fraude eletrônica e conspiração para cometer fraude eletrônica, além de conspirações para cometer lavagem de dinheiro, fraude de commodities e fraude de valores mobiliários.
No entanto, a ex-executiva fez um acordo com os promotores federais em 2022 para atuar como testemunha do governo contra Bankman-Fried, na esperança de obter uma sentença mais branda.
Os crimes de Ellison poderiam resultar em uma pena máxima de 110 anos de prisão.
Os advogados da ex-CEO recomendaram que Ellison recebesse três anos de “liberdade supervisionada” sem tempo de prisão, conforme mostrado em um documento judicial. Enquanto isso, a promotoria não fez recomendações relacionadas ao tempo de prisão na sentença de Ellison.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
O post Caroline Ellison pega 2 anos de prisão por crimes na FTX e Alameda apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.