A Canary Capital anunciou nesta terça-feira (15) que entrou com um registro S-1 na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) com a intenção de lançar um fundo negociado em bolsa (ETF) de Litecoin (LTC).
A medida ocorre menos de uma semana após a Canary Capital ter enviado um pedido para lançar um ETF baseado em XRP, seguindo os passos da gestora de ativos Bitwise, que enviou seu próprio pedido no dia 1º de outubro.
Tais medidas sinalizam interesse contínuo em ETFs lastreados em criptomoedas, após as aprovações anteriores da SEC dos ETFs de Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH).
Em uma declaração compartilhada com o Decrypt, a Canary Capital afirmou que acredita que o Litecoin apresenta uma oportunidade única e atraente para investidores que buscam exposição à criptomoeda.
“Como um dos blockchains de maior duração, com 100% de tempo de atividade desde seu início, o Litecoin demonstrou um histórico comprovado de segurança e confiabilidade com casos de uso significativos de nível empresarial”, afirmou.
Este registro é parte de um movimento mais amplo entre gestores de ativos que buscam oferecer produtos focados em cripto por meio de veículos de investimento tradicionais, como ETFs. No início deste ano, a SEC aprovou ETFs de Bitcoin e Ethereum, o que levou a um interesse significativo dos investidores.
Esses ETFs permitem a exposição a ativos digitais sem exigir gerenciamento direto da criptomoeda subjacente, o que os torna atraentes para investidores tradicionais.
O XRP, criado pelos fundadores da Ripple, enfrentou desafios regulatórios, incluindo um processo movido pela SEC em 2020, que acusou a Ripple de vender seus tokens como valores mobiliários não registrados.
Apesar disso, a Bitwise prosseguiu com o registro, mas continua incerto se a SEC aprovará o fundo. No ano passado, a Ripple garantiu uma vitória parcial no tribunal quando um juiz decidiu que as vendas programáticas de XRP para investidores de varejo não constituíam valores mobiliários.
*Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
O post Canary Capital faz pedido para lançar ETF de Litecoin nos EUA apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.