Com o halving reduzindo a oferta ao diminuir a taxa de produção de Bitcoin, um aperto de oferta pós-halving pode ser inevitável.
O Bitcoin (BTC) se torna mais escasso a cada halving, mas o próximo evento que acontece nos próximos quatro dias tornará os ativos digitais duas vezes mais raros que o ouro, de acordo com analistas da corretora de criptomoedas líder Bybit.
Um relatório sobre o que esperar antes e depois do halving do Bitcoin revelou que o BTC experimentará um aperto de oferta após o evento, já que as reservas em todas as corretoras centralizadas podem ser consumidas em nove meses.
Duas vezes mais raro que o ouro
A Bybit disse que o modelo stock-to-flow (S2F) do Bitcoin comprova suas afirmações, pois a métrica mostra que o BTC se torna mais escasso que o ouro após cada halving. O índice S2F é calculado dividindo a oferta circulante de uma mercadoria por sua produção anual para derivar um medidor de escassez.
No momento da redação, o índice S2F do Bitcoin girava em torno de 56, enquanto o do ouro é 60. Após o halving, a expectativa é que a proporção do BTC dobre para 112.
O halving reduz a oferta ao diminuir a taxa de produção de BTC, e um aperto de oferta pode ser inevitável. O Bitcoin já está vendo sinais iniciais de um aperto de curto prazo, que vai piorar após o halving.
A oferta de BTC para ETFs (Exchange Traded Funds) à vista de Bitcoin geralmente vem de corretoras centralizadas à medida que os investidores realizam suas posições lucrativas e os mineradores vendem suas recompensas de blocos. Quando as recompensas de mineração são reduzidas e os investidores HODLam seus ativos em armazenamento frio ou carteiras descentralizadas, os mineradores evitam vender rapidamente, e a oferta do lado vendedor fluindo para as corretoras diminuirá.
Um ciclo complexo
Atualmente, cerca de dois milhões de bitcoins estão nas reservas das corretoras centralizadas. Supondo que os ETFs à vista de Bitcoin vejam influxos diários de US$ 500 milhões, cerca de 7.142 BTC deixarão as reservas das corretoras diariamente, indicando que as reservas durarão apenas nove meses após o halving.
“Com isso em mente, não é surpresa que o preço do Bitcoin possa continuar a subir antes do halving, ou mesmo depois, à medida que o aperto de oferta impulsione o preço para outro novo recorde”, disse a Bybit.
Embora os halvings sejam conhecidos por desencadear aumentos no preço do Bitcoin, os analistas veem este ciclo como complexo e permanecem incertos sobre o efeito do próximo evento, pois o BTC já registrou uma nova alta. Alguns acreditam que a alta pós-halving será menos notável do que o mercado experimentou após eventos passados.
No entanto, especialistas de mercado acreditam que a demanda impulsionará a alta do BTC pós-halving desta vez, à medida que os ETFs à vista de Bitcoin atingirem seu pleno potencial.