Criado no final de julho de 2024, ESPERO está em fase de implementação e pedidos de independência do Brasil, inclusive colocando o bitcoin como uma moeda de curso legal.
De acordo com o líder, Augusto Resende, uma carta a presidência da República brasileira e um pedido de habeas corpus na justiça já deixam claro que o novo país quer se tornar independente.
Em conversa com a reportagem, o líder afirma que é uma espécie de CEO do novo país, que chega com ideais libertários. Veja abaixo a entrevista completa com o idealizador do novo país, que afirma que já tem dezenas de colaboradores interessados na ideia.
O novo país ESPERO vai considerar Bitcoin uma moeda de curso legal?
Augusto Resende: Em ESPERO adotamos o Bitcoin como uma das moedas oficiais, refletindo nosso compromisso com a liberdade individual e a soberania financeira.
No entanto, é importante ressaltar que, embora o Bitcoin seja uma moeda oficialmente reconhecida, não possui curso forçado em nossa nação. Isto significa que sua aceitação para transações comerciais e contratos é voluntária, ficando a critério de cada cidadão, empresa ou instituição a decisão de utilizá-lo, ou não.
Acreditamos firmemente que a liberdade de escolha é um dos pilares fundamentais da prosperidade e do desenvolvimento econômico de ESPERO. Portanto, em nosso território soberano, promovemos um ambiente onde os indivíduos e as empresas têm plena autonomia para decidir quais moedas desejam adotar em suas atividades cotidianas, sem a imposição do Estado.
Complemento do editor: Na Micropedia, em uma página criada sobre o novo país, o Livecoins apurou que as moedas oficiais são Bitcoin e Esperano.
Qual foi a inspiração para criar esse novo território e onde que ele fica
Augusto Resende: A inspiração para a criação do território de ESPERO vem de uma visão de promover um espaço onde a liberdade individual seja o princípio fundamental, livre de coerção estatal e baseado em valores libertários. O desejo de estabelecer uma sociedade onde cada pessoa possa viver de acordo com suas escolhas, respeitando a propriedade privada e os contratos voluntários, foi o norte para a formação deste território.
ESPERO está localizado em uma região simbólica, sem fronteiras físicas restritivas, refletindo sua essência libertária. No entanto, sua sede fundacional foi estabelecida inicialmente na Fazenda Boa Esperança Alta e Duas Pontes, em Piracanjuba, Goiás, Brasil. Porém, a influência e atuação de ESPERO transcende fronteiras tradicionais e busca inspirar indivíduos ao redor do mundo a viver com mais autonomia e soberania sobre suas próprias vidas, e qualquer cidadão poderá anexar propriedade privada sua, independente de tamanho, como território de ESPERO, a fim de aumentar o tamanho e influência do país, e abrir uma representação oficial.
Quantas pessoas estão envolvidas com essa criação e já fazem parte?
Augusto Resende: Atualmente, a criação do território de ESPERO envolve um grupo inicial de visionários comprometidos com os ideais de liberdade individual e soberania. Embora o número exato de pessoas envolvidas no projeto em seus primeiros estágios seja pequeno, algumas dezenas, é um grupo dedicado que acredita profundamente nos princípios que sustentam ESPERO. Esse grupo inclui tanto os fundadores quanto os primeiros membros que compartilham dessa visão e já fazem parte da comunidade.
Com o passar do tempo, a expectativa é que mais indivíduos, alinhados com esses valores, venham a se juntar a ESPERO, contribuindo para o crescimento dessa comunidade baseada na liberdade e no respeito mútuo. No entanto, o número exato de participantes iniciais é confidencial, refletindo a natureza voluntária e descentralizada da formação desse território.
Além da ideia, você se considera um líder provisório até quando?
Augusto Resende: Como líder absoluto de ESPERO, minha posição é semelhante à de um CEO ou proprietário de uma empresa. Tenho a capacidade de delegar funções, tomar decisões estratégicas e, eventualmente, renunciar ou transferir o poder para outra pessoa no momento que julgar adequado. No entanto, essa liderança não implica em centralização definitiva.
Incentivo fortemente que outros indivíduos, inspirados pelos mesmos princípios de soberania e liberdade, criem seus próprios territórios soberanos ou países. ESPERO reconhece esses esforços e valoriza a diversidade de novas nações soberanas que surgirem, respeitando suas autonomias e promovendo um ambiente global de cooperação voluntária entre territórios livres.
Como funciona o processo de cidadania inicial da Espero?
Augusto Resende: Até que o sistema online esteja totalmente concluído, o processo de obtenção de cidadania de ESPERO pode ser iniciado de maneira simples.
Os interessados podem solicitar a cidadania enviando um e-mail para [email protected], onde receberão orientações sobre os próximos passos para formalizar sua adesão para obter a nacionalidade de ESPERO.
Você recebeu alguma resposta para o e-mail que enviou para a presidência da República do Brasil, ao STF ou Câmara dos Deputados?
Augusto Resende: Embora ainda não tenha recebido uma resposta ao e-mail enviado à “Presidência da República do Brasil”, interpreto essa ausência de resposta como um possível sinal de reconhecimento futuro da soberania de ESPERO.
Acredito que pelo fato de nosso território ser uma ínfima parte do território que o “Brasil” reclama para si, representando menos de 0,00000002% da totalidade, o reconhecimento da soberania de ESPERO deve ser facilitada.
Vale destacar, no entanto, que ESPERO não reconhece o Brasil ou qualquer outra entidade estatal que viole o Princípio da Não-Agressão como legítima ou soberana.
Você já procurou algum outro país em busca de relação diplomática ou algo do tipo? Existem vários outros territórios libertários, você chegou a entrar em contato com algum deles de alguma forma antes/durante iniciar o processo da criação do novo território?
Augusto Resende: Ainda não procurei outros países em busca de relações diplomáticas, mas estou completamente aberto a contatos por meio do e-mail [email protected].
No momento, meus esforços estão concentrados na construção da nação ESPERO, assim como na obtenção de um habeas corpus preventivo junto ao judiciário do “Brasil”, com o objetivo de evitar qualquer violência injusta por parte deste estado não reconhecido, devido à fundação do novo país e ao envio da carta de independência territorial, para todos os poderes constituídos.
A reportagem apurou que os idiomas de Espero são português, inglês e esperanto. Via X, o novo país que aceita bitcoin como moeda declarou sua independência no dia 28 de julho de 2024.
Hodiaŭ la sendependeco de la popolo de ESPERO estis deklarita. La letero estas en la portugala.
Today the independence of the people of ESPERO was declared. The letter is in Portuguese.
Hoje foi declarado a independência do povo de ESPERO.https://t.co/g4ge6YF7pC pic.twitter.com/flNjAFwn5v
— ESPERO (@govespero) July 28, 2024
Fonte: Brasileiro declara independência de território e adere ao Bitcoin como moeda de curso legal
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.