A mais recente queda do Bitcoin é um evento raro, registrado apenas em 364 de 5.139 dias de negociação.
As condições atuais do mercado têm colocado muitos novos investidores em Bitcoin sob estresse financeiro. Isso é evidente em várias métricas que indicam um ambiente bearish e destacam fatores que podem intensificar a volatilidade do mercado, aumentar a pressão de venda e levar a novas quedas de preço.
De acordo com um relatório da Bitfinex Alpha, métricas como o MVRV (Market Value to Realized Value) dos Detentores de Curto Prazo e o desvio padrão (SD) do Custo-Basis dos detentores de curto prazo mostram que os participantes mais recentes do mercado estão enfrentando perdas significativas em seus investimentos em bitcoin (BTC).
Investidores em BTC sob estresse
O índice MVRV dos Detentores de Curto Prazo compara o valor justo de mercado do BTC com seu preço realizado, focando na mais nova coorte de investidores. Um índice abaixo de um sinaliza que os detentores de curto prazo e novos investidores estão experimentando perdas não realizadas. Isso significa que o preço de mercado atual do BTC é inferior ao que eles pagaram por suas compras, e eles estariam vendendo com prejuízo.
No momento da publicação, o índice MVRV dos Detentores de Curto Prazo mostra que os novos investidores estão acumulando as maiores perdas não realizadas desde os mínimos do mercado em baixa de 2022. Os analistas da Bitfinex disseram que a métrica ressalta a profundidade da queda do mercado e o nível de estresse financeiro que essa coorte de investidores está experimentando.
“Essas condições podem exacerbar a volatilidade do mercado, já que esses investidores podem estar mais propensos a vender em pânico durante novas quedas de preço, potencialmente levando a uma aceleração nas quedas do preço do bitcoin”, disseram os analistas.
Quão severa é a mais recente correção do Bitcoin?
O movimento -1SD abaixo do custo basis dos detentores de curto prazo também revela a extensão substancial do sentimento negativo e estresse entre os novos participantes do mercado. Além disso, a banda SD fornece uma visão sobre a frequência com que o preço do bitcoin cai abaixo do preço médio de compra dos investidores recentes, o que indica o nível de perdas dentro dessa coorte.
A mais recente queda do Bitcoin abaixo de $50.000 viu o preço à vista do ativo se aproximar da banda -1SD, indicando uma intensa retração do mercado. Esse evento é tão raro que foi registrado apenas em 364 de 5.139 dias de negociação do BTC.
“Essa situação não apenas reflete a velocidade acentuada da queda, mas também serve como um sinal crucial para os investidores sobre a extensão do sentimento negativo e o potencial estresse entre os novos participantes do mercado. Esses insights são valiosos para avaliar as condições do mercado e cenários potenciais de recuperação”, acrescentaram os analistas.