O Bitcoin (BTC) vem sofrendo golpes e caiu abaixo de US$ 54.000 na madrugada de hoje. Esse declínio coincide com dois eventos importantes:
Repagamentos da Mt. Gox se aproximam
A Mt. Gox está se preparando para reembolsar credores com bilhões de dólares em BTC, gerando temores de uma venda massiva, à medida que esses investidores lucram com sua fortuna inesperada (alguns detentores desde a época do BTC a US$ 600).
A antecipação dos pagamentos da Mt. Gox desencadeou uma venda significativa, pois os investidores temiam uma inundação de BTC no mercado. Contudo, alguns analistas acreditam que a pressão de venda pode ser menos severa do que se esperava inicialmente, com uma possível recuperação do preço no horizonte.
Além disso, a divulgação de dados econômicos importantes dos EUA, como folha de pagamento não agrícola e taxas de desemprego, costuma impactar o mercado de criptomoedas. Desta vez, os dados foram mistos – crescimento do emprego mais forte do que o esperado, mas uma taxa de desemprego ligeiramente superior.
Foco muda para dados dos EUA e Índice Dólar (DXY)
O foco agora muda para as implicações dos dados econômicos dos EUA.
Um forte número de folhas de pagamento não agrícolas poderia fortalecer o DXY (uma medida da força do dólar americano em relação a uma cesta de moedas) e potencialmente pressionar o Bitcoin para baixo.
Por outro lado, dados mais fracos podem enfraquecer o DXY, potencialmente beneficiando o Bitcoin.