O Bitcoin (BTC) está enfrentando um duro golpe, fazendo seu preço despencar em direção a US$ 61.000. A tão esperada notícia do início dos reembolsos aos credores da Mt. Gox em julho gerou temores de uma venda massiva, já que mais de US$ 9 bilhões em BTC podem inundar o mercado.
Repagamentos da Mt. Gox
A Mt. Gox, uma exchange de criptomoedas falida, é famosa pelo hack de 2014 que resultou no roubo de 850.000 Bitcoins. Após anos de disputas jurídicas, os credores finalmente receberão uma parte de seus ativos. Entretanto, analistas temem que essa entrada inesperada de dinheiro possa se transformar em um vento contra o mercado.
Aumentando o sentimento de baixa, está a pressão crescente sobre os mineradores de BTC. O recente halving, que reduz pela metade a quantidade de Bitcoin recompensada pela mineração, reduziu os lucros. Enfrentando custos operacionais crescentes, os mineradores estão se desfazendo de uma quantidade significativa de BTC , abalando ainda mais a confiança do mercado.
Níveis técnicos do Bitcoin testados, liquidações em alta
O preço do BTC está se aproximando de níveis críticos de suporte, onde muitos investidores podem desistir. Isso, junto com a incerteza da Mt. Gox, levou à liquidação de mais de 60.000 traders em posições de curto prazo nas últimas 24 horas.
O sofrimento não se limita ao Bitcoin. As memecoins, conhecidas por sua volatilidade, estão sendo atingidas ainda mais duramente. Dogecoin (DOGE) e outros tokens inspirados em memes despencaram em dois dígitos, espelhando o declínio geral do mercado.