Christopher Waller, membro do Banco Central dos EUA, participou do 2024 Summer Workshop nesta segunda-feira (19). O evento está sendo organizado pelo Fed, pelo Banco Central do Canadá e pelo suíço Study Center Gerzensee.
Como destaque, Waller afirma que um dos focos do evento está em tecnologias financeiras descentralizadas, especialmente criptomoedas, e o impacto desses projetos na economia.
“Pesquisar essas novas tecnologias nos ajuda a aprofundar nossa compreensão das implicações para o sistema financeiro mais amplo.”
No ano passado, o BC americano lançou o sistema FedNow, semelhante ao Pix brasileiro. Embora ainda esteja longe de digitalizar o dólar, principalmente por críticas sobre a privacidade e controle desse sistema, é provável que o Fed utilize a tecnologia blockchain caso lance sua própria CBDC no futuro, assim como fizeram outros países.
Fed está de olho nas criptomoedas
Ao que tudo indica, as eleições presidenciais americanas não terão grande influência no Fed, mantendo Jerome Powell como presidente do BC independente de quem seja eleito em novembro.
Enquanto isso, o Fed continua estudando riscos da economia, que parece frágil. Em evento realizado nesta segunda-feira (19), Christopher Waller comentou sobre alguns desses pontos abordados.
“Risco de corrida [aos bancos], alavancagem excessiva e bolhas podem amplificar o efeito de choques adversos, potencialmente resultando em grandes perdas econômicas e uma desaceleração da atividade econômica”, disse Waller sobre vulnerabilidades econômicas.
Além de bancos, o dirigente do Fed também afirma que eles estão acompanhando o desenvolvimento das stablecoins, ou seja, criptomoedas pareadas ao dólar. Mesmo que nenhum caso grave tenha acontecido recentemente, a crise da TerraUSD (UST) de 2022 é uma lembrança fresca de quanto o mercado pode ser afetado por um colapso desses.
“Outros conceitos são mais novos e mais inovadores”, continuou Waller. “À medida que o ecossistema monetário e financeiro evoluiu, também evoluiu este workshop, reunindo muitas perspectivas e abordagens de modelagem para a teoria do dinheiro e dos bancos e suas aplicações.”
“Os artigos a serem apresentados abrangem áreas que incluem DLT [Tecnologia de Registro Distribuído], corretoras de criptoativos e o impacto de certos protocolos na estabilidade financeira. Pesquisar essas novas tecnologias nos ajuda a aprofundar nossa compreensão das implicações para o sistema financeiro mais amplo.”
Conforme o Bitcoin surgiu tanto como uma alternativa ao dólar, mas também como uma aula sobre dinheiro e especialmente inflação, é possível que o Fed esteja mais interessado em se posicionar sobre essas questões antes que seja tarde.
De qualquer forma, Waller aponta que “nenhum campo de estudo isolado pode fornecer as respostas para todas as grandes questões que enfrentamos em relação à evolução do dinheiro e dos bancos”.
Sua declaração completa pode ser assistida no vídeo abaixo, já no tempo marcado de sua aparição.
Por fim, o workshop irá até a próxima sexta-feira (23). A programação completa pode ser encontrada no site do Fed.
Fonte: Banco Central dos EUA faz evento focado em Bitcoin e criptomoedas
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.