A defesa do chinês Gary Wang, cofundador e ex-diretor de tecnologia da falida corretora de criptomoedas FTX, protocolou na quarta-feira (6) no Tribunal de Nova York um memorando de sentença com argumentos para evitar sua prisão, depois que se declarou culpado de vários crimes federais. Sua sentença está programada para ser lida no dia 20 de novembro.
De acordo com o memorando, Wang trabalha atualmente em tempo integral como engenheiro de software, e tem dado suporte a empresas forenses e a investigadores criminais. Conforme apurou o site The Block, o argumento da defesa é que ele está prestes a ser pai e que seu emprego atual é a principal fonte de renda da família.
“Cheryl está grávida de nove meses, em processo de naturalização, e não conseguiu trabalhar”, disse o advogado de Wang. “Uma sentença de custódia deixaria tanto ela quanto o filho de Gary, que em breve vai nascer, sem sua principal fonte de apoio financeiro”, descreveu o site um trecho do documento.
A defesa argumentou ainda que o ex-diretor da FTX não deveria receber pena de prisão, pois, além de ter cooperado com as autoridades nas investigações, ele só teve conhecimento dos crimes da corretora quando a fraude já “estava bem encaminhada”. Vale lembrar que uma das fraudes da FTX era injetar fundos de seus clientes na sua empresa irmã, Alameda Research.
Em outubro do ano passado, Wang admitiu ter permitido que a Alameda Research fizesse saques ilimitados implementando um recurso de saldo “allow_negative” no código da FTX, o que permitiu à Alameda Research negociar com liquidez quase ilimitada na exchange de criptomoedas.
Crimes na FTX
Wang se declarou culpado em dezembro de 2022 por acusações relacionadas a fraude após o colapso da FTX um mês antes. A exchange posteriormente entrou com pedido de falência após uma crise de liquidez e alegações de fraude.
Wang e Sam Bankman-Fried (SBF), condenado em março deste ano a 25 anos de prisão, partilham uma amizade de longa data, que remonta aos seus tempos de escola secundária. Wang foi fundamental na fundação da FTX, mas permaneceu relativamente nos bastidores em comparação com SBF, que estava mais nos holofotes.
Considerando a relação dos fundadores da FTX, a defesa disse que “tragicamente, a compaixão e a bondade de Gary o tornaram confiante a ponto da ingenuidade” e que Bankman-Fried teria se aproveitado dessa qualidade para tornar Gary “um dos seus peões”.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
O post Cofundador da FTX cita gravidez da esposa e trabalho atual para evitar prisão apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.