Na última quinta-feira (31), um macroeconomista britânico-asiático chamado Stephen Mollah realizou um evento em Londres para dizer que é o inventor do Bitcoin (BTC), Satoshi Nakamoto. Além de não conseguir provar nada, ele também não contou que é alvo de um processo por fraude em Singapura.
Segundo o jornal britânico London Evening Standard, Mollah e seu sócio Charles Anderson são acusados de fraude exatamente porque o economista alega ser Satoshi e possuir 165 mil bitcoins em um esquema que teria visado tirar vantagem de uma pessoa chamada Dalmit Dohil entre novembro de 2022 e outubro do ano passado.
Mollah e Anderson se declararam inocentes de uma única acusação de fraude por falsa representação em uma audiência no mês passado no tribunal da coroa de Inner London.
Eles foram libertados sob fiança incondicional pelo Juiz Nigel Peters KC, com um julgamento marcado para 3 de novembro de 2025, com uma audiência ocorrendo exatamente um mês antes.
De acordo com a acusação, os homens “desonestamente” alegaram que “Stephen Mollah era Satoshi Nakamoto, que se acredita ter criado o Bitcoin e/ou que possuía 165.000 Bitcoins que estavam em Singapura, com a intenção de causar perdas a Dalmit Dohil ou expor essa pessoa a um risco de perda”.
Stephen Mollah diz ser Satoshi Nakamoto
No dia 31 de outubro, Stephen Mollah realizou uma apresentação para alguns jornalistas alegando ser Satoshi Nakamoto, Joe Tidy da BBC News relatou no X (antigo Twitter). Mollah disse ao público que ele havia tentado anteriormente se revelar como o criador do Bitcoin, mas “alguém o impediu”.
Na ocasião, os presentes teriam ficado inquietos porque Mollah demorou a mostrar suas evidências, alegando que não conseguia fazer seu laptop funcionar. Eventualmente, o homem puxou “capturas de tela fáceis de falsificar”, disse o jornalista da BBC.
Charles Anderson, o organizador do evento e “gerente de RP de Satoshi Nakamoto”, de acordo com seu LinkedIn, afirma ter visto evidências “criptográficas” de que Mollah é o verdadeiro criador do BTC, mas isso não foi apresentado aos participantes.
“Sou um inovador em tecnologia financeira. Sou conhecido pelo meu pseudônimo japonês Satoshi Nakamoto. Sou o inventor do Bitcoin e da tecnologia blockchain”, diz o LinkedIn de Mollah. “Não sou um homem japonês. Sou um macroeconomista britânico-asiático.”
No Twitter, Mollah também vem soando essa sirene desde 2014, postando que “não há nenhum outro Satoshi Nakamoto além de mim”. Em 2018, ele postou uma série de tuítes chamando todos os “Faketoshis” por aí.
A busca por Satoshi continua desde que o Bitcoin está em circulação. Recentemente, um documentário da HBO afirmou que o criador da criptomoeda era o desenvolvedor do Bitcoin Core, Peter Todd, que negou as alegações — e muitos bitcoiners estavam céticos quanto às evidências, que não provaram nada de forma concreta.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
O post Homem que diz ser Satoshi Nakamoto está sendo processado por fraude em Singapura apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.