Hoje, há 16 anos, o white paper do Bitcoin foi lançado pelo pseudônimo Satoshi Nakamoto. Agora, um macroeconomista britânico-asiático afirma ser o criador evasivo da criptomoeda, como ele revelou na quinta-feira (31) em um pequeno evento em Londres.
Leia também: Veja 16 fatos sobre o white paper do Bitcoin no seu aniversário de 16 anos
Na quarta, um comunicado à imprensa foi enviado aos jornalistas, alegando que “uma demonstração ao vivo” seria conduzida para provar “conclusivamente” que o verdadeiro Satoshi foi identificado. O evento foi realizado no Frontline Club, um pub de prestígio em Londres que insistiu que não é afiliado ao evento, custando £ 500 por ingresso — com fotos do evento tuitadas sugerindo que apenas algumas poucas pessoas compareceram.
Stephen Mollah subiu ao palco alegando ser Satoshi Nakamoto, Joe Tidy da BBC News relatou no X (antigo Twitter). Mollah disse ao público que ele havia tentado anteriormente se revelar como o criador do Bitcoin, mas “alguém o impediu”. Ele também afirmou que foi entrevistado mais tarde pela BBC, mas eles não publicaram a história.
Enquanto o evento se arrastava por uma hora, os presentes teriam ficado inquietos porque Mollah demorou a mostrar suas evidências, alegando que não conseguia fazer seu laptop funcionar. Eventualmente, o homem puxou “capturas de tela fáceis de falsificar”, disse o jornalista da BBC.
Charles Anderson, o organizador do evento e “gerente de RP de Satoshi Nakamoto”, de acordo com seu LinkedIn, afirma ter visto evidências “criptográficas” de que Mollah é o verdadeiro, mas isso não foi apresentado aos participantes.
Uma maneira que Mollah disse que pode provar que ele é Satoshi é movendo Bitcoin do bloco Genesis. Mollah afirmou que fará isso mais tarde durante uma “conferência de imprensa oficial adequada”.
“O bloco Genesis do Bitcoin não pode ser movido tão simplesmente quanto você pensa”, disse Mollah ao jornalista da BBC na multidão. “Ele pode ser movido, mas preciso me preparar para isso. Eu farei isso. Muito em breve.”
No evento, Mollah também afirmou ter criado o logotipo do Twitter, ChatGPT, e o Eurobond, um tipo de dívida.
A conta do LinkedIn de Mollah lista o white paper do Bitcoin como uma de suas publicações, alega que ele patenteou o Bitcoin e a tecnologia blockchain e afirma que ele é um diretor executivo da Coinbase Limited.
No entanto, ele não está listado no conselho de diretores da exchange centralizada, e a Coinbase não respondeu imediatamente ao pedido de comentário do Decrypt.
“Sou um inovador em tecnologia financeira. Sou conhecido pelo meu pseudônimo japonês Satoshi Nakamoto. Sou o inventor do Bitcoin e da tecnologia blockchain”, diz o LinkedIn de Mollah. “Não sou um homem japonês. Sou um macroeconomista britânico-asiático.”
No Twitter, Mollah também vem soando essa sirene desde 2014, postando que “não há nenhum outro Satoshi Nakamoto além de mim”. Em 2018, ele postou uma série de tuítes chamando todos os “Faketoshis” por aí.
A busca por Satoshi continua desde que o Bitcoin está em circulação. Recentemente, um documentário da HBO afirmou que o criador da criptomoeda era o desenvolvedor principal do Bitcoin, Peter Todd, que negou as alegações — e muitos vitcoiners estavam céticos quanto às evidências, que não provaram nada de forma concreta.
Mollah disse que pretendia pôr fim à especulação em andamento na quinta-feira.
“Hoje, eu só queria dizer que sou eu, estou aqui. E vou publicar, muito em breve, a documentação que as pessoas precisam, os jornalistas precisam”, disse ele ao público. “Eles devem parar de procurar por Satoshi Nakamoto, online ou offline, em qualquer lugar do mundo. Porque não há outro Satoshi Nakamoto além de mim.”
*Traduzido com autorização do Decrypt.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
O post Mais um homem alega ser o criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto — será que é verdade? apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.